A Apple geralmente se vê envolvida em muitas rivalidades tecnológicas, mas uma das maiores é entre sua linha iPhone e os smartphones Android do Google. Mas não é apenas hardware: até mesmo seu software está competindo contra o conjunto de aplicativos disponíveis em dispositivos Android - com um dos mais importantes deles sendo o Google Maps x Apple Maps.

Os mapas online revolucionaram a forma como viajamos. Eles nos ajudam a explorar novas cidades com recomendações próximas. Além disso, ajudam a evitar engarrafamentos em nossas rotas habituais, por meio de desvios em tempo real.

Mas nem todos os aplicativos de mapas são criados iguais. Em todo o iOS e Android, houve um monte de melhorias nos respeitados aplicativos de mapas, mas pode ser difícil dizer qual deles é melhor em algumas áreas. Afinal, qual se destaca mais? Descubra a seguir.

Google Maps x Apple Maps: Disponibilidade

Como a maioria dos serviços da Apple, o Apple Maps é exclusivo da própria linha de produtos da empresa. Sendo assim, qualquer pessoa que não use um iPhone, Mac ou algum outro dispositivo fabricado pela Apple, não poderá acessá-lo.

Enquanto isso, o Google Maps é completo e está disponível em praticamente todos os dispositivos por aí. Android, Windows, iPhone, Mac, até mesmo o CarPlay da Apple. Se você tiver um novo dispositivo e precisar de direções, sua familiaridade existente com o Google Maps lhe servirá bem.

Além disso, o login com sua Conta do Google também sincroniza automaticamente todos os seus dados, incluindo o histórico de viagens e os locais favoritos. Embora a Apple tenha muitos dispositivos, todos com uma versão do Apple Maps, isso não é suficiente para superar a disponibilidade quase universal do Google.

Vencedor: Google Maps.

Google Maps x Apple Maps: Interface

Interface Apple Maps x Google Maps
Interface Apple Maps x Google Maps

Após vários anos de refinamento, o Apple Maps e o Google Maps oferecem uma interface muito focada e fácil de usar. Dito isto, a maneira como eles apresentam essa informação é bem diferente.

O Apple Maps adota uma abordagem muito simples, com uma interface que mantém tudo em um só lugar para facilitar o uso. Histórico de pesquisa recente, locais salvos e informações sobre empresas e locais podem ser encontrados quando você expande a barra de pesquisa. Essa barra de pesquisa permanece onde está até que você clique em um lugar, e se você quiser se livrar dela, tudo o que você precisa fazer é tocar no botão X no canto.

O Google, por outro lado, tem botões e barras de ferramentas em todo o lugar. Na parte superior da tela do seu telefone está a barra de pesquisa, que também abriga informações da conta e fica acima de botões dedicados para encontrar comodidades locais. Se você está precisando encontrar um restaurante ou posto de gasolina rapidamente, é provável que isso seja muito útil.

Da mesma forma, na parte inferior da tela, há um menu que dá acesso aos recursos Explorar e Deslocar, locais salvos, notícias locais e a opção de contribuir para o banco de dados de mapeamento do Google. Todas essas coisas desaparecerão se você tocar no meio da tela.

Vencedor: Apple Maps.

Google Maps x Apple Maps: Design de mapas

Como sua interface, o Apple Maps optou por uma abordagem mais minimalista para o design de seus mapas. Embora tenha muitas informações à sua disposição, o Apple Maps não mostra muito, a menos que você aumente o zoom. Da mesma forma, o Google mostra mais informações quando você amplia.

Ambos mostram o essencial, não importa como você esteja visualizando o mapa. Estradas, locais, pontos de referência, está tudo lá. A única diferença real é a quantidade de informações excedentes em exibição, incluindo empresas, nomes de estradas menores e assim por diante. Da mesma forma, ambos usam um modo escuro que facilita aos seus olhos durante qualquer condução noturna que você precise fazer.

O Google Maps também começou a lançar detalhes mais supérfluos, mas ainda úteis, como sinais de parada, faixas de pedestres e assim por diante. A partir do iOS 15, a Apple também começou a adicionar essas informações, com faixas de curva, faixas de ônibus e táxi e faixas de pedestres.

Ambos os aplicativos têm as informações de que você precisa, mas a abordagem "menos é mais" do Apple Maps torna isso muito mais fácil aos olhos. O excesso de informações do Google Maps pode ser uma distração às vezes, e essa é a última coisa que você precisa se estiver perdido e lutando para se orientar.

Vencedor: Apple Maps.

Google Maps x Apple Maps: Navegação

Há muito pouca diferença em como o Apple Maps e o Google Maps realmente levam você a lugares. Ambos os serviços acompanham seu progresso à medida que você viaja, incluindo o tempo de viagem e a distância da viagem, seu ETA atual e as instruções mais relevantes naquele momento.

Ambos os serviços são capazes de lhe dizer como estão as condições atuais em sua rota, incluindo tráfego, bloqueio de estradas e assim por diante. Ambos os aplicativos também sugerem rotas alternativas em caso de congestionamento, embora nenhum deles seja tão agressivo quanto o Waze.

No que diz respeito à navegação, as diferenças entre o Google Maps e o Apple Maps podem ser quase idênticas, ou podem ser tão diferentes quanto qualquer rota entre dois pontos pode ser. Independentemente de qual você tenha, você pode ter certeza de que a rota ideal o levará ao seu destino em aproximadamente a mesma quantidade de tempo.

No entanto, o Google Maps tem a vantagem adicional de permitir que você adicione várias paradas à sua rota com antecedência. O Apple Maps permite que você adicione pit stops no meio da rota, mas isso é apenas para permitir que você compre gasolina ou comida.

O Google Maps também está atualizando a forma como calcula suas rotas, com o objetivo de priorizar a segurança e otimizar o consumo de combustível. Portanto, ele usará uma série de fatores, incluindo dados de tráfego em tempo real, para encontrar uma rota que use menos combustível e seja menos propensa a causar um acidente, sem afetar muito seu ETA final.

Vencedor: Google Maps.

Google Maps x Apple Maps: Tráfego

Apple Maps x Google Maps
Apple Maps x Google Maps

Tanto o Google Maps quanto o Apple Maps têm acesso a dados de tráfego em tempo real e podem informá-lo se você vai enfrentar algum problema ao longo de sua rota. Naturalmente, ambos os aplicativos permitem que você relate problemas na estrada, sejam eles acidentes, radares de velocidade ou perigos gerais que podem afetar os tempos de viagem.

O Google tem uma vantagem aqui, graças à presença de seu recurso "Commute". Depois de configurar seus locais de trabalho e casa nas configurações, tocar em deslocamento mostra que tipo de jornada você pode esperar. Ele lhe dirá quanto tempo a jornada levará, por quais estradas principais você andará e quão movimentadas são essas estradas. Se essa rota não for do seu agrado, você pode escolher uma das várias opções diferentes.

O Google Maps também permite que você ajuste seu horário de partida ou chegada no próprio aplicativo, algo que o Apple Maps não faz.

Vencedor: Google Maps.

Google Maps x Apple Maps: Transporte público

Se viajar de carro não é a sua praia, tanto o Google Maps quanto o Apple Maps podem incluir informações de transporte público. Em ambos os aplicativos, é tão simples quanto escolher um destino e, em seguida, clicar na opção "transporte público" na parte superior da tela.

Ambos os serviços incluem dados de trânsito, horários, serviços de compartilhamento de viagens e atualizações de status. Porém, o Google ainda tem uma vantagem: Como ele tem dados sobre onde os usuários do Google Maps estão, o Google pode estimar o quão lotado o sistema de transporte público está.

Mas o Apple Maps começou a recuperar o atraso no iOS 15. O Apple Maps passou a exibir as informações da estação na parte superior da tela e permite fixar sua rota de transporte público favorita para facilitar o acesso. A atualização também avisa aos usuários quando eles estão se aproximando de sua parada, para que eles se certifiquem de sair no momento certo.

Ambos os serviços são capazes de oferecer informações de trânsito em tempo real, incluindo horários de partida ao vivo, horários, interrupções e atrasos. O Apple Maps também pode informar a localização de um ônibus ou trem que está em rota, para que você saiba o quão longe ele está. Entretanto, o sistema ainda não informa o quão lotado esta essa lotação.

Vencedor: Google Maps.

Google Maps x Apple Maps: Controle mãos-livres

O controle mãos-livres é importante se você estiver dirigindo, porque você não pode estar constantemente tocando seu telefone para fazer as coisas. O Apple Maps e o Google Maps contam com o recurso, embora funcionem de maneira diferente.

O Apple Maps está conectado à Siri, que é instalada em todos os iPhones por padrão. Isso significa que você pode configurar tudo, sem etapas extras desnecessárias. A Siri funciona com o Google Maps, mas você tem que especificar para onde você deseja enviar o comando.

Como alternativa, você pode baixar e configurar o Google Assistente ou desativar a Siri nas configurações de navegação do Google Maps. Isso permite que você use os comandos "Ok Google" enquanto o Google Maps estiver aberto. Da mesma forma, você pode alternar os comandos de voz tocando no botão do microfone na tela.

Por fim, no Android, o Google Maps e o Google Assistente são pré-instalados, o que significa que você pode configurar comandos mãos-livres imediatamente.

Vencedor: Empate.

Google Maps x Apple Maps: Street view

O Street View é uma ferramenta muito útil, pois mostra um local do seu próprio ponto de vista, ao invés da perspectiva padrão de cima para baixo de um mapa. É particularmente útil para se orientar em um local estranho.

O Street View do Google existe desde 2007 e, nos últimos 14 anos, expandiu-se em todo o mundo. Entretanto, ele ainda não está disponível em todos os lugares dos países, como a Alemanha, a Coreia do Sul, e a China continental.

O equivalente do Apple Maps é o "Look Around" e, como foi lançado apenas no final de 2019, não é nem de longe tão extenso. Você só encontrará pontos Look Around nas principais cidades dos EUA, Reino Unido, Japão, Irlanda e Canadá no momento.

Em geral, o Google Maps e o Apple Maps são funcionalmente idênticos. No entanto, o Google Maps ainda ganha por causa de sua vantagem inicial e do grande número de locais que conseguiu documentar.

Vencedor: Google Maps.

Google Maps x Apple Maps: Privacidade

Embora a privacidade e a navegação ao vivo pareçam bastante incompatíveis, a Apple desenvolveu um processo chamado "fuzzing" que garante o anonimato. Ao invés de solicitar uma rota de A para B, o Apple Maps envia várias solicitações com vários identificadores que mascaram onde você está tentando ir.

O aplicativo também converte sua localização precisa para uma menos exata após 24 horas, e a própria Apple não armazena nenhuma informação sobre onde você esteve ou o que você está procurando. Além disso, nenhuma das informações que chegam a um servidor externo está associada ao seu ID Apple.

Todos os dados personalizados que o Apple Maps possui são armazenados no seu dispositivo, ao invés de um servidor onde estão fora do seu controle.

Por outro lado, o Google Maps não faz nada disso. Ao invés disso, tudo o que você faz é roteado pelos servidores do Google, e as informações coletadas de suas viagens e pesquisas podem ser usadas para personalizar melhor os anúncios do Google. Porque é assim que a empresa ganha dinheiro, e quanto mais relevantes os anúncios são para você, mais valiosos eles se tornam.

Vencedor: Apple Maps.

Afinal, qual é o melhor? Google Maps x Apple Maps?

Google Maps x Apple Maps
Google Maps x Apple Maps

A prática de coleta de dados do Google é fundamental para tornar o Google Maps um serviço superior ao Apple Maps. Como o Apple Maps é executado com foco na privacidade do usuário, a Apple não pode usar dados para fazer melhorias. Assim, o Google pode oferecer atualizações em tempo real mostrando o quão lotada uma loja ou trem pode estar, o que está bem fora do alcance da Apple.

Mas, ao mesmo tempo, usar o Google Maps significa saber que tudo o que você faz e tudo o que você pesquisa está sendo coletado e analisado para o próprio benefício do Google. Quando se trata de GPS e sua localização real, isso será demais para os mais preocupados com a privacidade.

Descobrir novos lugares é fácil no Google Maps. A Apple só precisa oferecer uma lista completa de categorias, ao invés de apenas dar o que ela acha que é o mais relevante. Da mesma forma, o Google Street View é mais difundido, mas também teve uma vantagem inicial de 12 anos que coloca o Look Around da Apple em clara desvantagem.

O Apple Maps oferece um design mais limpo e uma interface mais simples, o que é muito mais atraente do que a abordagem relativamente desordenada do Google Maps. A maioria dessas comparações é arbitrária a longo prazo. O Google Maps pode muito bem ter vencido mais categorias do que o Apple Maps, mas os números não nos dizem tudo. A coisa mais importante a considerar é a navegação real, e acontece que não há realmente uma resposta certa aqui.

Os desempenhos de navegação do Google Maps e do Apple Maps são basicamente idênticos, e isso significa que qualquer um que você escolher, será bom. Cabe a você decidir qual é o certo para você e que tipo de viagens planeja fazer.

Se você valoriza a privacidade acima de tudo, ou está satisfeito com o aplicativo de mapeamento padrão no seu iPhone, vá com o Apple Maps. No entanto, se você preferir um serviço que ofereça mais informações e coloque seus dados para trabalhar melhorando o que você vê, use o Google Maps. Ou seja, tudo depende de você.