Sabemos que os países seguem em confronto pela área de fronteira e isso já causou atrasos nas exportações de alguns fabricantes de smartphones.

Agora o governo indiano soltou uma lista com 59 aplicativos chineses que estão proibidos de serem instalados e utilizados. Muitos podem até ser desconhecidos por nós, mas até aplicativos como o TikTok estão na lista de aplicativos chineses banidos do país. A notícia foi publicada no Twitter, veja:

Em uma declaração sobre o assunto, o Ministério da Eletrônica e TI diz que os aplicativos em questão estão "envolvidos em atividades que são prejudiciais à soberania e integridade da Índia, defesa da Índia, segurança do estado e ordem pública".

Parece até uma declaração de Donald Trump, mas não é. Já seguimos de perto a batalha dos EUA contra a China, em que atualmente é a Huawei a que mais sofre. Reino Unido também vem cortando laços com a empresa.

Agora a Índia traz essa lista de aplicativos chineses banidos do país e, quando lemos, "...atividades que são prejudiciais à soberania..." se tratando de aplicativos, imaginamos logo a captura sem autorização de informações contidas em nossos smartphones e repassadas de alguma forma para algum órgão chinês.

Então está na hora de repensar se você realmente é #TeamChina pois o tempo está passando e mais países vem estabelecendo limites a um país que já faz isso a muito tempo com seu próprio povo.

Não sabemos ao certo como essa proibição será realizada, até onde sabemos, todos os aplicativos acima ainda estão disponíveis na Google Play Store e continuarão disponíveis para download e instalação nos smartphones dos usuários indianos.

Nota oficial sobre a proibição dos aplicativos chineses
Nota oficial sobre a proibição dos aplicativos chineses

Além disso, alguns dos aplicativos acima são aplicativos que já chegam pré-instalados nos dispositivos, especificamente os aplicativos da marca Xiaomi.

Seria difícil remover aplicativos de ações como esses. O que nos leva a outra questão, os smartphones que já trazem esses aplicativos também seriam proibidos?