Se você está querendo trocar o seu celular atual por um modelo mais moderno, vender o aparelho antigo é sempre uma boa opção. Dessa forma, você pode repor um pouco do investimento, e até mesmo dar entrada em um novo aparelho.

Entretanto, nessas horas, é importante apagar todos os seus dados. Em suma, você pode fazer isso através de uma redefinição para os ajustes originais de fábrica. Dessa forma, o celular estará sem os seus dados - o que é indispensável pra você.

Sendo assim, confira abaixo, como limpar o seu Android antes de vender ou trocar de smartphone.

Como limpar o seu Android antes de vender ou trocar de smartphone?

Em suma, existem alguns passos que você pode seguir, para limpar o seu Android, antes de fazer a venda ou troca do seu aparelho. Confira abaixo.

1 - Remova os cartões SIM e microSD

Remova os cartões SIM e microSD.
Remova os cartões SIM e microSD.

Antes de mais nada, é necessário remover o cartão SIM e microSD (se tiver). O primeiro é muito importante para receber e fazer chamadas telefônicas, bem como é necessário para cadastrar o WhatsApp no novo celular. Enquanto isso, o microSD armazena as suas fotos, vídeos e músicas, conteúdos que valem a pena migrar.

Para remover os dois cartões, você precisa usar a pequena ferramenta (parecida com uma agulha), que vem na caixa do celular. Em geral, a bandeja de armazenamento fica posicionada na lateral esquerda/direita do aparelho.

2 - Realize um backup dos seus dados

Caso você tenha vinculado os seus dados à conta do Google, diversos dados, como contato, compromissos da agenda e históricos do Chrome, estarão armazenados na nuvem.

Ou seja, assim que você ligar o novo celular e entrar com essa conta do Google, as informações serão baixadas de forma automática. Vale ressaltar ainda, que isso se aplica somente se a opção de sincronização automática estiver ativada.

Por outro lado, se você não ativou a sincronização automática, é necessário fazer isso de forma manual, bem como realizar um backup:

  1. Abra a pasta "Configurações" no seu Android;
  2. Em seguida, toque em "Contas e sincronização";
  3. Depois disso, toque em "Google";
  4. Posterior a isso, selecione a conta que você quer fazer backup;
  5. Logo após, toque em "Mais" na parte inferior da tela;
  6. Por fim, toque em "Sincronizar agora".

Ademais, para salvar as suas fotos, músicas e vídeos, se você não tiver um cartão microSD, é necessário enviar os mesmos para a nuvem, a partir de serviços como Google Drive, e Dropbox.

Entretanto, se você já fazia uso do Google Fotos, não é necessário se preocupar. É dito isso, pois todas as fotos são armazenadas na nuvem automaticamente. Vale ressaltar aqui, que os vídeos também entra no backup.

3 - Volte às configurações de fábrica do celular

Assim que você salvar todos os seus dados, é necessário redefinir o celular para às configurações de fábrica. Entretanto, você tem que remover as suas contas do Google. Abaixo, confira como fazer isso:

  1. Abra a pasta "Configurações";
  2. Em seguida, toque em "Contas e sincronização";
  3. Depois disso, toque em "Google";
  4. Posterior a isso, selecione a conta que você quer remover;
  5. Logo depois, toque em "Mais" no canto inferior da tela;
  6. Por fim, clique em "Remover conta" para terminar a exclusão.

Ademais, ainda no menu de configurações, o Android também apresenta uma seção que possibilita restaurar o aparelho. Vale ressaltar que o processo vai apagar todos os dados, incluindo aplicativos, fotos e músicas.

Levando em conta que você quer vender o celular, a limpeza é muito importante para que as suas informações não sejam compartilhadas com outra pessoa. Abaixo, veja como restaurar as configurações de fábrica:

  1. Abra a pasta "Configurações";
  2. Em seguida, toque em "Sistema";
  3. Depois disso, clique em "Avançado";
  4. Logo após, clique em "Redefinir opções";
  5. Posterior a isso, toque na opção "Limpar todos os dados", o que deve redefinir o aparelho para os seus ajustes de fábrica;
  6. Em seguida, a próxima tela irá informar ao usuário, tudo que será apagado. Se estiver tudo ok, confirme a solicitação tocando em "Limpar todos os dados";
  7. Se você tiver um código PIN ou impressão digital cadastrada, o sistema vai pedir os dados por segurança antes de prosseguir;
  8. Por fim, na última tela, toque de novo em "Limpar todos os dados".

Pronto! Em suma, o processo pode levar alguns minutos até ser finalizado. Além disso, o telefone será reiniciado algumas vezes e apresentará a tela de ajustes iniciais, como idioma, conta, rede, entre outros.