O Android 12L, sistema operacional (SO) mobile do Google voltado para tablets e dobráveis, foi lançado oficialmente. O objetivo nesta versão do SO foi manter o usuário conectado, entretido e produtivo. Celulares como o Samsung Galaxy Z Fold3 5G e Galaxy Z Flip3 5G irão receber o Android 12L.

De acordo com o Google, no Android 12L houve a otimização da exibição da tela inicial, tela de bloqueio, tela de notificação, telas de configuração e mais. Desta forma, a usabilidade dos tablets e dispositivos com tela dobrável ficará ainda melhor. Exemplo: é comum querer deslizar o dedo para ver as notificações para verificá-las e tirar o que não for importante. No Android 12 as notificações terão suas próprias colunas para oferecer mais espaço para visualização.

Layout de duas colunas

Com o layout de 2 colunas no Android 12L ficará mais fácil fazer alterações de recursos nas configurações sem precisar entrar e sair de cada página. Exemplo: caso você queira trocar o papel de parede do seu aparelho, basta selecionar "papel de parede e estilo" no painel de navegação e escolher na coluna ao lado, tudo com uma única exibição.

Captura de tela demonstrando como o usuário troca o fundo de tela no Android 12L. Fonte: Google
Captura de tela demonstrando como o usuário troca o fundo de tela no Android 12L. Fonte: Google

Barra de tarefas

Sim! Agora há uma barra de tarefas para ajudar usuários que utilizam diversos aplicativos ao mesmo tempo, facilitando assim a abertura deles e a mudança de tela de apps. Para ativar o modo de tela dividida, basta arrastar e soltar aplicativos da barra de tarefas. Desta forma, é possível, por exemplo, assistir a um vídeo no YouTube enquanto lê notícias ou pesquisa por hotéis para uma viagem.

O que achou das novidades do Android 12L apresentadas pelo Google? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!