Os widgets para Android existem há muito tempo. Ela costumava ser um dos recursos que tornavam o Android melhor que o iOS. Nos dias de hoje, nossa dependência por widgets diminuiu. Entre aplicativos melhor projetados, configurações rápidas, atalhos de aplicativos, notificações mais eficientes e exibições sempre ativas, não há muitas razões para tê-los. No entanto, há apenas algumas coisas, como anotações, previsão do tempo, calendário, listas de tarefas, etc, que sempre funcionarão melhor em um formato de widget.

Nós simplesmente não precisamos mais tanto deles, mas isso não significa que os widgets são inúteis agora. Aqui estão os melhores widgets do Android. 

Os 10 melhores widgets para a tela inicial do Android

1. 1Weather

O 1Weather é sem dúvida um dos melhores aplicativos de clima disponíveis. Seus widgets para Android também não são ruins. Clicando na parte do relógio, você terá um aplicativo de alarme. Clicando na parte do tempo, você acessa a interface principal do 1Weather. Há também widgets somente meteorológicos, que fornecem uma boa quantidade de informações. É grátis para usar. Tudo o que a versão paga faz é remover anúncios.

Download

2. Month: O Widget de Calendário

Month: O Widget de Calendário
Month: O Widget de Calendário

O Widget de calendário a verdade são dois widgets do Android da Candl Apps. O primeiro é um widget de calendário, razoavelmente padrão e mínimo. Ele inclui mais de 90 temas, um layout, suporte para o Google Agenda e mostra seus vários compromissos futuros. Funciona muito bem, embora os usuários avançados possam precisar de algo um pouco mais poderoso. O Widget de calendário permite criar widgets especificamente para sua agenda, bem como quaisquer outros eventos futuros que você possa ter. 

Ambos os widgets são gratuitos para uso, com um número limitado de temas. Você pode comprar mais nas  compras internas do aplicativo.

Download

3. Google

Google
Google

O Google App tem alguns widgets bons para Android. A primeira é a clássica barra de pesquisa do Google que todos nós já vimos um milhão de vezes. É simples, funcional e permite pesquisar coisas rapidamente. O outro widget é um widget quatro por quatro. Ele mostra o tempo e os boletins, com informações relacionadas às coisas que você gosta. Ele também fornece uma maneira rápida de acessar o Google Now / Assistant na sua tela inicial. 

É eficaz, é grátis e funciona bem. Você provavelmente também já tem este aplicativo no seu telefone. Ele funciona melhor quando integrado ao Pixel, Launcher, etc. No entanto, com ele você pode criar seus próprios widgets para a sua tela inicial.

Download

4. Google Keep

Google Keep
Google Keep

O Google Keep é um app de notas simples e eficaz. Com ele, você pode criar notas de texto, listas e até mesmo criar notas de voz. Também oferece a opção de compartilhar notas com outras pessoas, para colaboração. Há um monte de recursos ocultos extras em todo o aplicativo também. Ele também vem com um conjunto simples de widgets Android, que permite criar notas rapidamente. Eles variam em tamanho, do simples ao mais complexo, dependendo de suas necessidades. 

Isso é essencialmente tudo que você precisa quando se trata de widgets para anotações de aplicativos. É totalmente grátis para usar. Você também pode acessar notas no Google Drive, usando qualquer navegador da web.

Download

5. IFTTT

IFTTT
IFTTT

O IFTTT é um dos aplicativos mais poderosos do mundo. Você pode usá-lo para criar tarefas automatizadas, para que seu telefone conclua sozinho. Um de seus muitos recursos é um widget de botão, que ativa um comando quando pressionado. Por exemplo, você pode usá-lo para ligar ou desligar sua lanterna, enviar mensagens de texto automaticamente para alguém que você está a caminho de casa, ou o que você quiser. 

Há uma curva de aprendizado, mas é uma maneira divertida de automatizar muitas tarefas tediosas. O widget em si é bastante simples. No entanto, é facilmente um dos widgets mais versáteis do Android.

Download

6. Todoist: Lista e gerenciador de tarefas

Vídeo incorporado do YouTube O Todoist é um aplicativo de lista de tarefas que tem um dos mais belos widgets. O aplicativo inteiro parece muito bom, e os desenvolvedores fazem um ótimo trabalho, incorporando cores brilhantes, interface bela e fácil de usar. 

A versão gratuita vem com a maioria dos recursos básicos, incluindo tarefas, datas de vencimento e alguns recursos organizacionais. A versão premium adiciona coisas como lembretes e outros recursos do usuário avançado. 

Os widgets são como o aplicativo, ou seja, coloridos, fáceis de usar e poderosos. Também apreciamos bastante as capacidades de plataforma cruzada do Todoist. Ele certamente é um dos melhores aplicativos de listas de tarefas, com widgets realmente bons.

Download

7. Tasker

Vídeo incorporado do YouTube

O Tasker é um dos mais poderosos e mais complicados aplicativos disponíveis na Google Play Store. Ele permite que você automatize qualquer coisa em seu smartphone. Você tem acesso a mais de 200 ações que pode usar, e a única desvantagem é que levará algum tempo para aprender a usar o aplicativo, pois pode ser complicado.

Download (R$ 11,99)

8. Battery Widget Reborn

Vídeo incorporado do YouTube Este app para controlar a bateria do smartphone possui um dos melhores widgets Android. No widget de medidor de bateria único e circular, você pode alterar a cor e o tamanho para corresponder ao tema e ao layout da tela inicial. 

O aplicativo em si também vem com informações sobre a bateria, atalhos para coisas como configurações de Wi-Fi e Bluetooth, e até oferece gráficos para mostrar a atividade mais detalhada da bateria. Não é nada excessivamente compexo, no entanto, em uma época em que os fabricantes de smartphones nem sempre permitem que você ative a porcentagem na barra de status, aplicativos como o Battery Widget Reborn ainda são úteis.

Download

9. Onavo Count

Vídeo incorporado do YouTube

O Onavo Count é o aplicativo perfeito para pessoas que querem acompanhar o uso diário de dados móveis. Para quem está sempre na rua, e portanto, usam muito mais internet 4G do que Wi-Fi, esse aplicativo é essencial. Até para você ter mais controle e poder desfrutar sua internet o mês inteiro. 

O aplicativo irá ajudá-lo a monitorar os dados de forma eficiente, e você terá a sua disposição um widget em sua tela inicial, para estar sempre no controle da sua internet.

Download

10. Evernote

Evernote
Evernote

O widget do Evernote é configurável e permite que você tenha acesso rápido a algumas das opções de anotações mais populares. Por exemplo, você pode iniciar uma nota a partir de uma imagem, pressionando o ícone da câmera no widget. Você também tem uma guia de pesquisa para acesso rápido à pesquisa de uma tag, caderno ou anotação.

Download

Conclusão

O sistema operacional Android e os widgets andam de mãos dadas, o nível de personalização fornecido aos usuários por esses widgets é ilimitado. Claro, há uma curva de aprendizado para os recém-chegados, mas vale a pena gastar alguns minutos do seu dia aprendendo a usar, para depois ter muito mais praticidade na sua vida.

Lidar com widgets é uma questão de tempo e paciência. Esperamos que você tenha gostado dos widgets aqui listados, e caso tenha mais sugestão de bons widgets, não hesite em compartilhar essa informação conosco, na seção de comentários!