O modo leitura é uma ferramenta extremamente útil, além de facilitar a acessibilidade ele ajuda o usuário a navegar. Essa ferramenta já está presente de forma nativa nos principais navegadores, como Opera, Edge e Firefox, porém no Google Chrome ele ainda precisa ser ativada.

Por algum motivo esta ferramenta vem por padrão desativada no Chrome, sendo necessário que o usuário a ative, e o pior de tudo, não é apenas um simples botão ou permissão, são necessários alguns passos mais complexos, mas mesmo assim ainda é muito fácil.

Então sem mais enrolação confere ai os passos para ativar o modo leitura no Google Chrome:

Passo 1 - Com o seu navegador aberto, digite o seguinte comando na barra de pesquisa: chrome://flags/#reader-mode-heuristics e clique em pesquisar.

.

Passo 2 - Na opção Reader Mode triggering clique em Default e depois selecione Always.

.

Passo 3 - Depois de selecionar a opção um popup irá aparecer na parte inferior, clique em Reiniciar Agora para que as alterações sejam aplicadas ao navegador.

.

Assim que o navegador iniciar o modo leitura já estará ativo, basta você acessar as páginas normalmente, a ferramenta do modo leitura ficará ativa a partir de agora em todas as páginas, basta clicar no popup na parte inferior, que a página será otimizada para a sua leitura.

.

Você também pode personalizar a sua experiência clicando nos três pontinhos e depois em aparência. Você poderá escolher a fonte e também se prefere um fundo claro, escuro ou sépia.

.