Nesta semana, a Nokia divulgou uma edição do seu relatório de segurança do mercado mobile. O estudo leva em consideração 100 milhões de dispositivos na América do Norte, Europa e ainda partes da Ásia, e com isso traz update dos estados dos vírus para celular no mundo.

Conforme o estudo, 68% de todos os aparelhos móveis infectados por vírus são equipados com o sistema operacional Android. Outros 28% usam o Windows e apenas 3% delas rodam com o iOS, sistema da Apple. Mesmo assim, o número de aparelhos infectados é menor do que se previa.

Cerca de 70% dos aparelhos infectados no mundo são Android, afirma Nokia.
Cerca de 70% dos aparelhos infectados no mundo são Android, afirma Nokia.

O relatório feito pela Nokia mostra que uma média de 0,94% de todos os aparelhos Android do mundo acabam sendo infectados por vírus mensalmente. No total, contando com o Android, Windows e iOS, a média chega a 0,68%.

A Nokia diz que coletou mais de 16 milhões de amostras de vírus diferentes para Android, um aumento de 53% em relação ao mesmo estudo feito a um ano atrás. Mesmo com resultados negativos, a Nokia elogiou o sistema operacional do Google.

"O Google tem feito um excelente trabalho com o Google Play Protect e finalmente tem garantido a segurança de infraestrutura Android". Google Play Protect é o antivírus nativo do Android que o Google lançou há alguns meses.

A Nokia diz ainda que, mesmo assim, ainda são flagrados malwares sendo distribuídos na loja oficial do Android. Porém, o perigo maior está centrado em lojas de terceiros.