Um malware, que foi recentemente descoberto, pode representar um grande perigo para todos os usuários do sistema Android. Chamado de GhostCtrl, a ameaça foi descoberta pela Trend Micro, e pode se disfarçar como aplicativos legítimos. Ao ser acionado, no entanto, ele é capaz de assumir controle da plataforma e capaz, inclusive, de ativar o microfone e câmera do aparelho para fazer gravações sem que o usuário perceba. 

Veja também: Quais são os tipos de malwares

Conforme a empresa de segurança, o malware utiliza uma variação do OmniRAT, um aplicativo legítimo de acesso remoto para aparelhos Android . O funcionamento ocorre quase da mesma forma, com acesso remoto de todas as funções do smartphone.

Novo malware para Android pode ativar câmera e microfone
Novo malware para Android pode ativar câmera e microfone

O software em questão é capaz de se disfarçar como aplicativo legítimo, com variantes que simulam ser o WhatsApp ou o Pokémon Go, bem como também outros mensageiros, jogos ou mesmo utilitários. O malware é baixado de fontes que não a Google Play Store, e uma vez executado, se instala no aparelho e entrega todas ferramentas para que o cibercriminosos possa dominar o aparelho.

Através das modificações feitas no sistema de acesso remoto, o malware pode interceptar ligações e mensagens de texto, roubar dados de contato, bem como logins, senhas e ainda informações bancárias, bem como ativar a câmera e microfone para possíveis gravações.

A praga está disponível em três versões: a primeira é capaz de sequestrar os recursos do sistema, a segunda pode bisbilhotar grande parte das funcionalidades e a mais avançada pode agir como um hansomware, que sequestra dados e exige resgate.

Para evitar ser a próxima vítima, o usuário precisa fazer o download de arquivos somente nas lojas oficiais, no caso do Android, na Google Play Store. Além disso, mantenha sempre um bom antivírus ativado em seu aparelho.