Anatel anuncia redução das tarifas das ligações de telefones fixos para celulares

Os novos valores começam a valer a partir de 25 de fevereiro. A redução nas tarifas para o consumidor nas ligações de telefone fixo para móvel já estava prevista pela Anatel.

Por | @oficinadanet Anatel Pular para comentários

Em uma reunião que ocorreu na quinta-feira (7), o conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, em Brasília, a redução dos valores das tarifas de chamadas de telefones fixos para celulares. Nas tarifas VC1, que são aplicadas nas ligações locais de telefone fixo para móvel, a redução média será de 7,75%, já nas VC2, que abrangem localidades com os mesmos primeiros dígitos de código de área (do DDD 21 para o 27, por exemplo), a diminuição média será de 3,48%. Nas ligações VC3, entre localidades que possuem os primeiros dígitos do código de área diferentes (do DDD 52 para o 71, por exemplo), a redução média será de 2,81,%.

Os novos valores começam a valer a partir de 25 de fevereiro. Leonardo de Morais, presidente da Anatel, mencionou a importância da matéria e disse ainda que a redução deriva do Plano de Metas de Competição (PGMC) e de uma regulação que tem como objetivo incentivar a eficiência.

Anatel anuncia redução das tarifas das ligações de telefones fixos para celulares.Anatel anuncia redução das tarifas das ligações de telefones fixos para celulares.

A redução nas tarifas para o consumidor nas ligações de telefone fixo para móvel já estava prevista pela Anatel como consequência do processo de redução do Valor de Remuneração de Uso de Rede da telefonia móvel (VU-M), o que possibilita reduções das tarifas de chamadas fixo-móvel desde 2016. 

Veja abaixo a redução percentual da  VC-1:

Concessionária VC1 - % de redução
Telemar Norte Leste S.A. 7,02%
Oi. S.A. 7,45%
Telefônica Brasil S.A. 9,65%
Algar Telecom S.A. 7,06%
Sercomtel S.A. 7,59%

 Veja abaixo a redução percentual da VC-2 e VC-3:

Concessionária VC2 - % de redução VC3 - % de redução
Telemar Norte Leste S.A. 3,20% 2,57%
Oi. S.A. 3,28% 2,67%
Telefônica Brasil S.A. 4,30% 3,47%
Algar Telecom S.A. 4,52% 3,56%
Sercomtel S.A. 2,93% 2,39%
Claro S.A. 2,67% 2,17%

Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal