Nesta sexta-feira (24), a Anatel divulgou dados sobre o número de linhas fixas de telefonia no Brasil em setembro de 2017. Conforme a agência, a comparação entre setembro deste ano e o mesmo mês em 2016, o número de linhas desse tipo sofreu uma redução de 1,14 milhão, isso significa uma queda de 2,69% na quantidade de linhas.

Se comparado mês a mês, conforme a Anatel, o país perdeu pouco mais de 117 mil linhas fixas. Porém, o resultado teve muita variação entre os estados. O estado que mais registrou perdas no ano de linhas fixas foi São Paulo, com mais de 80 mil linhas. Em contrapartida, Santa Catarina teve aumento de mais de 47 mil linhas no período.

Em um ano, Brasil perdeu 1,14 milhão de linhas fixas, diz Anatel.
Em um ano, Brasil perdeu 1,14 milhão de linhas fixas, diz Anatel.

De modo geral, as empresas concessionárias, como a Claro e Algar Telecom, obtiveram queda bem mais expressiva no número de linhas do que as empresas autorizadas, como Tim e Oi. Assim, as concessionárias registraram queda de 4,23% no seu número de linhas fixas, somando 1,05 milhão de acessos. Já as autorizadas perderam apenas 0,46% dos seus acessos no ano, o que soma pouco mais de 78 mil linhas.

Já faz algum tempo que o número de linhas de telefonia fixa no Brasil está sofrendo queda. A tendência pode ser em decorrência, em parte, da migração dos usuários para os serviços de telefonia móvel, levando em consideração o aumento expressivo de smartphones, assim sendo, sem a necessidade de manter uma linha fixa.