Quem acompanha as notícias já deve ter se deparado com a proposta do Governo do Amazonas de estabelecer uma conexão com a Amazon, levantando a questão sobre se a empresa estaria utilizando o nome da Amazônia sem trazer benefícios para o estado, conforme alegam os governantes. No entanto, você sabe qual é o significado por trás do nome Amazon?

Qual a origem do nome da Amazon?

Qual a origem do nome da Amazon?
Qual a origem do nome da Amazon?

A origem do nome da empresa Amazon remonta ao rio Amazonas, o maior rio do mundo em volume de água. O fundador, Jeff Bezos, buscava um nome que transmitisse grandeza e alcance global, refletindo a visão da empresa de ser uma loja online abrangente.

O "A" no início do nome foi escolhido para que a empresa aparecesse no topo das listas alfabéticas, aumentando sua visibilidade. Assim, o nome Amazon simboliza não apenas um grande rio, mas também a vastidão e diversidade de produtos que a empresa aspirava oferecer.

Informações sobre a Amazon:

  • Fundador: Jeff Bezos
  • Ano de fundação: 1994
  • Sede: Seattle, Estados Unidos
  • Website oficial: amazon.com

10 curiosidades sobre Amazon

  1. Origem do Nome: A Amazon foi batizada em homenagem ao rio Amazonas, destacando a visão da empresa de oferecer uma variedade vasta de produtos, refletindo a grandiosidade do maior rio do mundo.

  2. Jeff Bezos e a Garagem: A gigante do e-commerce começou em 1994 na garagem de Jeff Bezos, o fundador, em Seattle. O início modesto contrasta com a escala global que a empresa alcançou.

  3. Além dos Livros: Inicialmente, a Amazon focava apenas em livros. Entretanto, sua expansão foi longe, e hoje oferece uma gama de produtos, desde eletrônicos até moda e entretenimento.

  4. Kindle e a leitura digital: A Amazon trouxe ao mercado literário o Kindle, introduzindo uma forma nova de leitura digital e transformando a experiência dos leitores, que agora poderiam ter uma biblioteca na palma das mãos.

  5. Amazon Prime: O serviço de assinatura Amazon Prime não apenas oferece frete grátis, mas também acesso a serviços de streaming, como o Prime Video, e outros benefícios, consolidando a empresa como uma provedora de entretenimento.

  6. Aquisições Notáveis: A Amazon adquiriu empresas proeminentes, como a Whole Foods Market, marcando sua incursão no setor de supermercados e varejo físico.

  7. Tecnologia de Assistente Pessoal: A assistente virtual Alexa, desenvolvida pela Amazon, criou uma nova forma de interação humana com dispositivos eletrônicos, proporcionando controle por voz e assistência em diversas tarefas.

  8. Amazon Web Services (AWS): A divisão de serviços de computação em nuvem da Amazon, a AWS, é líder global nesse mercado, fornecendo infraestrutura para inúmeras empresas e organizações em todo o mundo.

  9. Inovação Logística: A Amazon investiu maciçamente em logística, introduzindo conceitos como entrega no mesmo dia e até mesmo drones para agilizar a entrega de produtos aos clientes.

  10. Jeff Bezos e o Espaço: Jeff Bezos, além de fundar a Amazon, é apaixonado por exploração espacial. Sua empresa Blue Origin busca avançar nas viagens espaciais e criar oportunidades para a colonização humana fora da Terra.