Em outubro de 2021, o Amazon Music Unlimited ganhou a capacidade de transmissão de áudio lossless (sem perdas) Hi-Res. Entretanto, houve o relato de um dos leitores de nosso site no início de fevereiro dizendo que o aplicativo para desktop do Amazon Music na Microsoft Store do Windows 10 perdeu a capacidade de transmissão de arquivos "HD" e "Ultra HD" que o serviço de streaming promete atualmente.

Após o relato sobre a retirada da transmissão de arquivos de áudio sem perdas do aplicativo para Windows na Microsoft Store, a equipe do Oficina da Net realizou uma verificação para analisar se realmente isso havia acontecido. No dia em que recebemos a mensagem do leitor, constatamos que nada havia mudado. Entretanto, após algumas semanas, houve atualizações no app e aconteceu o que temíamos, não havia mais o símbolo HD e Ultra HD na exibição de faixas e álbuns no Amazon Music para desktop. Ao que parece, segundo relatos, no macOS e no aplicativo para desktop fora da Microsoft Store está tudo funcionando corretamente.

Captura de tela do aplicativo Amazon Music para Windows. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela do aplicativo Amazon Music para Windows. Fonte: Vitor Valeri

Aplicativo Amazon Music para Android não foi afetado

Embora o aplicativo para desktop do Amazon Music da Microsoft Store para Windows 10 tenha aparentemente perdido a capacidade de transmitir músicas com qualidade de CD (identificado como HD no app) ou Hi-res (mostrado como Ultra HD no app), o app mobile para Android parece continuar a transmitir arquivos de música lossless.

Captura de tela do app Amazon Music para Android. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela do app Amazon Music para Android. Fonte: Vitor Valeri

Ainda não há respostas da Amazon Brasil sobre o ocorrido

O Oficina da Net tentou entrar em contato com a Amazon Brasil a procura de esclarecimentos sobre o ocorrido, mas ainda não obteve respostas. A matéria será atualizada à medida que houver novidades. Fique atento!

Qual a qualidade de música transmitida no Amazon Music Unlimited?

A assinatura do Amazon Music Unlimited no Brasil oferecea transmissão de arquivos de música com qualidade de CD (16 bits/44,1Khz) no mínimo, ou seja, você terá acesso a faixas no formato lossless (sem perdas) sempre. Dentre as 75 milhões de faixas presentes na plataforma de streaming, haverá também uma parcela que permitirá a transmissão de músicas em qualidade Hi-res (24 bits/96 kHz), podendo chegar a uma resolução de até 24 bits/192 kHz.