Atualmente, a segurança é fator crucial para usuários de computador. Entretanto, nem sempre você pode estar tão seguro quanto imagina. Você pode estar sendo monitorado, seja na empresa onde trabalha, na casa de conhecidos ou amigos, ou até mesmo na sua casa. Saiba nesse artigo como você pode descobrir se está sendo monitorado através do computador. 

Softwares de vigilância

Método 1: Clique em iniciar e na barra de pesquisa digite "cmd"

Na janela do DOS, digite "netstat" e verifique se existem endereços IP de computadores que você desconhece: 

Caso haja algum número IP diferente, as chances de que você esteja sendo monitorado é grande. Ainda, se você utiliza, Windows 7, verifique os ícones que constam na barra de ferramentas na parte inferior a direita de sua tela, como na imagem a seguir:

Caso apareça algum programa desconhecido, verifique no Google se ele é um programa de monitoramento.

Método 2: No Windows 7 vá ao iniciar, e digite na barra de pesquisa "msconfig":

Abra a configuração do sistema, após, verifique na aba "Inicialização de programas" e confira se há algum aplicativo estranho carregando conjuntamente com o Windows.

No Windows 8 aperte o famoso Ctrl + Alt + del e vá na aba inicializar:

Utilize novamente a busca do Google caso desconfie de algum deles, ou peça a ajuda de um profissional que tenha domínio em informática.

KEYLOGGER

Programa utilizado em grande parte, por usuários mal intencionados que querem descobrir logins e senhas da vítima, também possuem o objetivo de salvar o histórico de digitação do computador. Em algumas versões desse programa, há o envio automático de um print da tela a cada período de tempo programado para o e-mail de quem instalou o programa. Outra forma de acessar, seria com um atalho de teclas, no próprio computador, normalmente Ctrl + Alt + F9, mas pode ser qualquer outra combinação previamente programada. Além de usuários mal intencionados, esse programa pode ser utilizado em seu benefício, e de forma legal, como por exemplo, recuperar textos digitados em virtude de queda de luz, ou pane no sistema operacional do usuário, ou ainda, para monitorar atividades de crianças.

Ficou apreensivo? Bom, caso você utilize um computador em uma Lan House, ou na casa de um desconhecido, como saber se o usuário tem um Keylogger instalado no seu computador? A maneira mais fácil de detectar é no gerenciador de tarefas (Ctrl + Alt + Del) verificando os processos.

Normalmente um keylogger é identificado através de BKP ou AKL, na aba processos (veja que ela está no print acima, deve ser acionado através do mesmo ctrl + alt + del) . Caso você encontre, deve ir diretamente ao Regedit e deletar direto.

Mas e como deletar no REGEDIT?

1° Etapa: Vá em Iniciar, executar e digite REGEDIT;

2° Etapa: Clique em HKEY_LOCAL_MACHINE;

3° Etapa: Clique na pasta SOFTWARE;

4° Etapa: clique na pasta MICROSOFT;

5° Etapa: clique na pasta WINDOWS;

6° Etapa: clique na pasta CURRENTVERSION;

7° Etapa: Agora entre na pasta RUN e procure algum registro que contenha BKP e AKL se achar delete-os imediatamente. Cuidado para não deletar mais nada, pois pode interferir no seu sistema operacional, bem como no funcionamento do antivírus.

Além do KEYLOGGER instalado no seu computador, cabe ressaltar que ainda existem dispositivos que podem ser instalados de forma oculta, e um deles, é uma espécie de KEYLOGGER que é conectado no cabo que liga o teclado ao CPU, portanto, ainda vale a pena verificar ali também.

SPYWARE

Spy significa espião, em inglês. Por isso que, com certeza, possui a principal função num computador, de monitorar suas atividades. No início de sua disseminação, não havia tanto perigo assim, pois tinha como premissa básica monitorar páginas visitadas, e outros hábitos de navegação, para fins comerciais. Essas informações eram direcionadas aos autores. E, com isso, os desenvolvedores poderiam atingir seu público com mais eficácia.

Entretanto, com o tempo, os spywares foram "evoluindo", e também foram utilizados para roubo de informações pessoais. Mudando a configuração dos computadores infectados, como por exemplo a página inicial do navegador, e mais grave ainda, começou a coletar logins e senhas da vítima.

Por tudo isso elencado, um Spyware pode estar monitorando as suas atividades, e, inclusive, interceptando informações pessoais e sigilosas. Um cracker pode ter instalado um Spyware no seu computador com objetivos ilícitos, como esses.

Formas de verificar:

Lentidão no sistema operacional

Se você perceber que está tendo dificuldades em mexer no seu computador, e sofrendo de lentidão excessiva, pode ser que um spyware esteja alojado no seu computador. Procure otimizar o seu computador com um aplicativo que remova o histórico de navegação, ou proceda manualmente. Caso a lentidão continue, vá para o procedimento seguinte.

Elementos estranhos no navegador

Se você visualizar pop-us (de sites adultos na maioria das vezes) ou spam, você pode ter um spyware alojado em seu computador. No seu navegador, verifique as extensões, e além disso, verifique se a página inicial mudou para alguma outra diferente da que você utiliza habitualmente, isso é mais um indício. Verifique também se o seu browser possui barras de ferramentas adicionais instaladas que você desconhece.

Como remover um Spyware Nosso site já fez uma pesquisa de qual antispyware é o melhor, portanto teste-os e veja qual você conseguirá eliminar os spywares de seu computador. Seguindo todas essas nossas recomendações, você terá certeza de que não está sendo monitorado, e que nenhum meliante está capturando seus dados.

Texto produzido por:
Luiz Felipe Kessler - Sócio-Diretor da Optclean
Eduardo Mendes - Sócio da Optclean

Como remover um Spyware

Há vários softwares que se encarregam disso para você. Nossa melhor aposta é o Spybot, que pode ser baixado gratuitamente clicando aqui, Seguindo todas essas nossas recomendações, você terá certeza de que não está sendo monitorado, e que nenhum meliante está capturando seus dados.

Texto produzido por:

Luiz Felipe Kessler - Sócio-Diretor da Optclean

Eduardo Mendes - Sócio da Optclean