De acordo com a italiana Carlotta Trevisan, de 28 anos, o Facebook bloqueou a sua conta na última quinta-feira (15), após colocar uma imagem de duas mulheres de beijando no seu perfil.

A imagem publicada pela usuária teria sido publicada em comemoração ao Dia Internacional contra a Homofobia. Porém, logo após a postagem, a foto recebeu vários comentários negativos dos internautas. Em 14 de fevereiro o Facebook lançou mais opções de definição de sexo em seu cadastro.

As denúncias contra a imagem, possivelmente, fizeram que a conta do Facebook de Carlotta fosse suspensa. Ela contou ao jornal "La Stampa" que um usuário comentou que a imagem era "nojenta" e outro disse que "precisava proteger seus filhos pequenos". 

Carlotta recebeu um aviso do Facebook de que sua foto estava sendo denunciada por nudez e pornografia, o que é proibido no site, e seria necessários excluir a imagem. Ao se recusar de deletar a publicação, a rede social simplesmente bloqueou a sua conta.

A mulher, então, compartilhou o fato com os seus amigos através de e-mail. "O que me magoa é a razão pela qual bloquearam a conta e por que me proibiram de me comunicar com os meus amigos, com o mundo", explicou Carlotta ao "La Stampa".

Carlotta disse também ao jornal que a imagem que ela publicou é de um banco de imagens e que ela é amplamente usada para representar a união homossexual. "Qual o dano que essa foto pode trazer, especialmente quando há muitas outras como esta que podem ser encontradas no Google? Como uma imagem pode provocar algo como isto? Quando vejo pessoas do mesmo sexo se beijando eu só vejo amor, nada mais".

Após alguns dias a conta na rede social foi reestabelecida. O Facebook não quis comentar o fato.