As notícias sobre espionagem praticada pela Agência de Segurança Nacional Americana (NSA) não acabam. De acordo com um slide de apresentação vazado por Edward Snowden e publicado pela Agência de notícias holandesa NRC, a NSA foi responsável por contaminar 50 mil redes de computadores no mundo, incluindo no Brasil.

A NSA usou um programa malicioso, que foi inserido em computadores para poder roubar informações, informou o noticiário. No slide é possível ver através de pontos no mapa os locais afetados.

Esse malwares agem como "células adormecidas que podem ser ativadas com um simples apertar de um botão", disse o jornal holandês.

No Brasil, as marcações aparecem nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Porém, pode ser que os locais marcados no país não tenham sidos posicionados de forma correta, já que as regiões Sul e Sudeste, que teoricamente seriam a mais visadas,  acabaram ficando de fora.

Esta não é a primeira vez que notícias sobre malwares surgem na mídia. Vale notar que no site oficial da NSA existe uma página que menciona operações de ciberguerra, citando ainda três tipos de ações: ataque direto a redes de computadores, defesa contra ataques e invasão de redes.

Em agosto o jornal Washington Post publicou uma reportagem sobre uma divisão da NSA, denominada Tailored Access Operations (TAO) que contaria com 600 hackers dedicados a operações de ciberguerra.

De acordo com a publicação, um ex-agente da NSA diz ter comandado uma equipe de 14 hackers que foram responsáveis por fazer 54 mil invasões para a Agência.