O fundador do Megaupload, Kim Dotcom, anunciou no seu Twitter nesta quarta-feira (4) que deixou o cargo de diretor do Mega, o seu mais recente trabalho na área de arquivamento online.

Kim ainda enfrenta um longo processo por infração de diretos autorais. O executivo já havia sido preso, porém, atualmente responde as acusações em liberdade. O Megaupload, após ser alvo de empresas de entretenimento por hospedar cópias piratas de filmes, músicas e software, acabou sendo fechado em janeiro de 2012.

#Mega is in excellent hands. I resigned as Managing Director to focus on my copyright case & a new political party. t.co/U8puEGBuIL

— Kim Dotcom (@KimDotcom) September 4, 2013

Levando em consideração a falta de privacidade que os usuários enfrentam na internet, Kim lançou o um novo serviço de hospedagem de conteúdo na nuvem, prometendo uma alternativa segura para manter arquivos a salvo.

O Mega foi então lançado em março deste ano. Na inauguração, Kim comentou: "Queremos dar total privacidade aos usuários". "Não temos como saber o que é guardado no Mega. Só o usuário tem as chaves para abrir os arquivos’’, diz Dotcom.

Agora, no lugar de Kim Dotcom no Mega, assumiu Bonnie Lam, de Hong Kong. De acordo com especulações o cargo foi deixado por Dotcom para que ele pudesse se focar em outras questões, entre elas a luta contra sua extradição para os Estados Unidos, bem como a construção de um novo serviço de músicas e a criação de um partido político. Atualmente Dotcom reside na Nova Zelândia.