Foram mais de 10 anos de vida. Criado a partir de motor de busca desenvolvido pela Microsoft (Bing), o MSN criou um Messenger para competir com badalados serviços da época como mIRC e ICQ.

Em 2001, a Microsoft lançou no Brasil, diversas campanhas em meios de comunicação de público jovem como MTV e Jovem Pan para alavancar os downloads. Esta tática funcionou.

Tão logo ficou conhecido, em 2003 o MSN já era o programa mais utilizado no Brasil e ocuparia este lugar até hoje, apesar as atualizações e da integração com o Windows e os serviços Microsoft, o hoje Windows Live Messenger chegou a possuir mais de 230 milhões de usuários no mundo todo.

Dizem por aí que tudo tem o seu tempo. Dentro destes 12 anos de história, outro programa ganhou fama e posteriormente foi também adquirido pela Microsoft, se chamava Skype. Em janeiro deste ano, após muitos rumores, a empresa anunciou oficialmente que estaria descontinuando o serviço do Windows Live Messenger e passando a utilizar somente os serviços Skype.

Desde o anúncio oficial, os usuários do MSN puderam fazer a migração do finado programa para o Skype. As datas para o fim do MSN (como é carinhosamente conhecido) foram adiadas e adiadas até que a empresa de Bill Gates decretou a data para o fim do serviço, no Brasil, 30 de abril de 2013.

Se você não sabia de nada até hoje e agora está se perguntando: Como assim? Fim do MSN? Caraca, não fiz a migração? O Oficina da Net está disponibilizando um lista com as matérias mais importantes para lhe ajudar neste momento tão crítico. Confira:

Fim do MSN Messenger - Notícia vinculada no dia 08 de abril, informando o fim do MSN em diversos países que utilizam o serviço em Inglês.

Como migrar os contatos do MSN para o Skype - Aprenda com o auxílio deste tutorial, de maneira simples e bem ilustrada, como migrar seus contatos do MSN para o Skype.

Usuários do MSN serão migrados automaticamente para o Skype, diz Microsoft - A notícia informa que a partir do dia 8 de abril, os usuários que possuem MSN estaria sendo migrados automaticamente para o Skype, sendo necessário apenas que este usuário fizesse o download do programa. No Brasil esta migração deve ocorrer depois do dia 30 de abril.

Como iniciar uma conversa via chat, com voz ou com vídeo em grupo no Skype - Uma vez instalado o programa em seu computador, e feira a migração dos contatos do MSN para o Skype, aprenda neste tutorial realizar chamadas de vídeo, voz e Chat com seus amigos.

Comprando créditos no Skype - Este tutorial mostra detalhadamente como proceder para comprar créditos no Skype e assim realizar chamadas para telefones celulares e fixos.

Organizando meus contatos em grupos no Skype - Através deste tutorial, você pode organizar seus contatos em grupos (prática que já existia no MSN).

Como desvincular contas da Microsoft ou do Facebook no Skype - Se você fez a migração, e cansou de ter o mesmo amigo em três contatos diferentes na sua lista de contatos Skype, você precisa deste tutorial para lhe ajudar a desvincular-se das contas do Facebook e Microsoft e limpar sua lista.

Clicando nos subtítulos você confere as notícias e tutoriais completos para seu desfrute e conhecimento. Aproveite para se despedir do Windows Live Messenger e diga olá ao seu mais novo amigo.

Não deixe de seguir o Guia do Skype aqui do Oficina da Net para ficar por dentro de todas as notícias, artigos e tutoriais sobre o Skype. Até mais e R.I.P MSN.