Os usuários de redes sociais estão cada vez mais interessados em conteúdo, e é conteúdo diferenciado e diversificado que as empresas precisam oferecer para que os internautas interajam com sua marca.

Contudo, a maturidade brasileira em relação as redes sociais está trazendo também experiência em relação ao funcionamento das redes e de seus usuários. Não basta apenas produzir um conteúdo exclusivo para sua página no facebook, bolar estratégias de envio de twets ou lançar alguma ação promocional de sua empresa no Linkedin se estas ações não forem feitas quando há um grande volume de internautas nas redes sociais.

É claro que elas podem acontecer, podem dar certo. Mas é obrigatório para todos que hoje em dia utilizam as redes sociais como ferramenta de divulgação de sua marca, ou serviço, ou ainda, produto, saberem quais são os horários mais movimentados da internet nas redes.

Confira então algumas dicas para se dar bem nas redes sociais e fazer com que sua mensagem atinja a maior quantidade de usuários:

Twitter : Audiência em horário comercial

O microblog que ganhou o mundo virou ferramenta obrigatória de marketing para toda empresa que deseja marcar sua presença nas redes sociais. Foi divulgado recentemente um estudo feito sobre a audiência no twitter no Brasil. Este estudo foi feito baseado em informações coletadas durante o ano de 2010, e utilizou como referência apenas tweets de perfis nacionais, o que permite ao estudo um maior nível de proximidade com a realidade do nosso país. Foram identificados duas faixas de horários consideradas como picos no twitter. Seriam, fazendo uma comparação com a televisão, o "horário nobre" do site.

O primeiro, e com maior volume de mensagens distribuídas durante o dia, é o horário das 14h às 16h. A segunda faixa nobre do twitter é no horário da noite, das 20h ás 22h. O estudo levantou ainda um dado interessante: ao todo, mais de 50 milhões de tweets no mundo todo diariamente.

Outro dado interessante sobre o twitter são os das de mais movimento no site. Segundo dados divulgados de outro estudo, desta vez em nível mundial, o twitter tem o maior número de mensagens enviadas são s terças e quartas-feiras. Os dados podem ter uma explicação, que está fora do ambiente virtual e dentro dos ambientes de trabalho das pessoas. Sim, porque o estudo comprova que grande parte das pessoas twittam durante o horário comercial. Como segundas e quintas-feiras são tradicionalmente os dias mais "corridos" no trabalho, as pessoas concentram suas atenções nas redes sociais nas terças e quartas-feiras. Outro dado interessante em relação ao twitter é a baixa de audiência nas sextas-feiras e aos domingos, dois dias tradicionais como sendo "dias nobres" da internet de um modo geral, o que reforça a presença do twitter nos ambientes de trabalho.

Facebook: Quem cedo madruga...

Quando fazemos análises referentes aos estudos divulgados sobre os horários de maior audiência do facebook encontramos algumas semelhanças em relação ao twitter. Uma delas é o maior número de acessos nos dias de semana , comparados aos finais de semana. Claramente as pessoas que possuem perfis empresariais estão mais presentes na rede durante o horário comercial, enquanto os perfis pessoais ganham mais espaço aos finais de semana. Mas como no facebook muitas vezes as páginas estão vinculadas a perfis pessoais, um acaba puxando o outro.

O resultado são três horários com picos de acessos: 11h, 15h e 20h, sendo que o horário de maior audiência é o da tarde, mais especificamente nas quartas-feiras. Mas esses dados não são suficientes para garantir que suas atividades tenham um número realmente efetivo de interações no facebook. O estudo mostra que, diferentemente do twitter, as respostas no facebook não são tão imediatas. Ou seja, para você atingir o maior número de público, você precisa se antecipar aos horários de picos.

O estudo aponta claramente que as atividades com mais interação durante os horários de maior volume durante a tarde foram postadas pela manhã, mais precisamente nas primeiras horas da manhã comercial, das 8h às 9h. Isso porque o sistema do Facebook vai dando prioridade para as atividades que foram ganhando relevância durante o dia.

Linkedin: Aproveite o horário do almoço!

O Linkedin é uma das mais novas redes sociais que ganharam relevância no Brasil. E sempre quando falamos em redes sociais é mais prudente falar em "relevância" do que"novidade", já que todos os dias surge uma nova rede social, mas puçás realmente conseguem ganhar o mundo. O Linkedin já alcançou a marca dos 50 milhões de usuários no mundo, sendo 3 milhões destes estão no Brasil.

Mas é no Brasil que o Linkedin mais cresce. No último ano, foram 428%. Ainda não existem estudos detalhados sobre a rede, mais alguns dados já podem ser constatados, e um deles é o horário de maior pico no site: 12h. Isso mesmo, é no horário do almoço que as pessoas mais acessam a rede profissional. Mas o que será que explica o fato da rede que deveria ser utilizada como rede profissional ser mais acessada no horário do almoço.

A resposta não é conclusiva, mas um dos fatores pode estar relacionado justamente a ênfase que a rede dá na "troca de cartões". Muitos profissionais podem se conectar com pessoas de empresa concorrentes, até mesmo bisbilhotar vagas de emprego que podem ser melhores do que o emprego atual do internauta, o que pode causar um certo constrangimento durante o horário de trabalho. A tese é reforçada quando observamos o segundo pico de horário do Linkedin: 20h, horário tradicional de chegada em casa após o expediente de trabalho.