Excel›  

Planilha de Estoque Custo Médio no Excel

Comente abaixo Marcos Rieper (@MRieper)

O maior objetivo do custeio do estoque é a determinação de custosadequados às vendas, de forma que o lucro apropriado seja calculado. Existem três métodos de valoração do estoque, PEPS(Primeiro que entra, primeiro que sai), UEPS(Último que entra primeiro que sai) e Custo Médio que é o mais utilizado, e um dos métodos aceitos pelo fisco brasileiro.

Objetivo: Demonstrar o método de valoração do estoque pelo Custo Médio.O maior objetivo do custeio do estoque é a determinação de custosadequados às vendas, de forma que o lucro apropriado seja calculado. Existem três métodos de valoração do estoque, PEPS(Primeiro que entra, primeiro que sai), UEPS(Último que entra primeiro que sai) e Custo Médio que é o mais utilizado, e um dos métodos aceitos pelo fisco brasileiro.

Para ver mais posts sobre Excel e aprender centenas de tutoriais, dicas, planilhas para download, etc. confira o site do pessoal do Aprender Excel. Ahhh, e curta aqui a página deles no Facebook pra ficar por dentro das últimas novidades.

O cálculo do custo médio é realizado somando (custo médio total anterior+custo médio total da entrada)/Qtde do saldo.

Exemplo: Na tabela abaixo temos:

  1.  Saldo de 500,00 provenientes de um saldo de 5 peças ao custo médio de 100,
  2. Entrada de 750,00 de 5 peças com o custo de 150/pç,
  3. Realizando o cálculo de (500+750)/10 temos uma valorização do estoque a 1250, obtendo um custo médio de 125,00 por peça.
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3418//excel2.jpg


Quando há uma saída de produtos, eles saem pelo custo médio do saldo. Em anexo a este há uma planilhaque controla esta valoração do estoque.

Download da planilha

E para finalizar, não esqueça de curtir a página do Aprender Excel no Facebook e dar uma visitadinha no site deles para aprender novas funções e usabilidades do editor de planilhas da Microsoft. 

ASSUNTOS RELACIONADOSplanilhaexcel

 
Relacionados
Recentes

TOPO