Atualmente muitas pessoas têm acesso à Internet em seus diferentes tipos de serviços. Só no Brasil segundo a revista Internet Business são mais de 23 milhões de usuários e com tendência de aumentar, devido às vantagens principalmente comerciais existentes neste ambiente.

O comércio eletrônico é o meio pelo qual são realizadas as transações comerciais em âmbito mundial através de computadores, celulares e outros equipamentos eletrônicos. As transações podem ser classificadas em transações empresa-empresa, empresa-consumidor, consumidor-consumidor, governo-consumidor, governo-empresa, numa infra-estrutura aberta de fácil acesso e baixo custo. 

Para uma transação ocorrer, é necessário observar e considerar vários aspectos de segurança, fatores culturais e organizacionais, juntamente com a credibilidade dos clientes com relação à transação.

E-commerce

Através dos recursos da Web como figuras, textos, links e animações são incentivadas as transações que transmitem dados de um computador (cliente) para outro computador (empresa), sendo que por falhas pode ocorrer a interceptação de dados, que são pessoais e sigilosos. 

Para evitar isso se procura segurança nas transações para que informações não sejam utilizadas de maneira inadequada, para isso são utilizadas varias técnicas, mas a mais utilizada é a criptografia dos dados, que embaralham dados quando começam a ser enviados e desembaralham ao chegar ao destino correto. Para a compra ou venda ser efetuada com facilidade, é necessário ter recursos visuais que chamem a atenção dos internautas e também interatividade, funcionalidade e fácil navegação, lembrando sempre de divulgar a empresa.

Na divulgação das empresas  geralmente são utilizados alguns termos,  por exemplo: e-commerce, e-business, e-mail..., neste caso o "E" vem de eletrônico. Estas expressões são chamadas de buzzwords com origem nos EUA, mas devido as diferentes culturas dos mercados mundiais os termos são modificados, por exemplo, no Brasil ninguém fala e-comnmerce e sim comércio eletrônico ou loja virtual. Mais  detalhes  sobre o comércio eletrônico nos próximos artigos.