O YouTube é um dos sites mais populares do mundo, com mais de 1,9 bilhão de usuários ativos conectados por mês. A cada minuto, 400 horas de vídeo são enviadas para o YouTube.

Se você faz parte dessa estatística de produção de vídeo, sabe que muitas são as configurações para colocar um vídeo no ar, como o tamanho para editar um vídeo, configurações da thumb e da capa do canal. Confira a seguir todos esses dados atualizados de 2020.

Configurações de conteúdo do canal

Diferentes câmeras são utilizadas na hora de gravar um vídeo, por isso o YouTube não consegue estabelecer uma regra fixa quanto ao tamanho dos vídeos. Para quem vai editar um vídeo, saiba que a plataforma aceita diferentes tamanhos, sendo que todos derivam do famoso formato 16:9. É possível carregar vídeos no formato 4:3, mas estes vão ganhar as bordas laterais para enquadrar no tamanho padrão de exibição, mesmo que você não insira esses quadros no editor de vídeo.

Alguns programas para editar um vídeo já contam com configurações de acordo com o que o YouTube suporta. O editor de vídeo Filmora9 é um ótimo exemplo, que não só apresenta proporções pré-definidas que são utilizadas na plataforma, como permite acabar de editar um vídeo exportar para o canal do usuário. Você pode fazer um teste na versão grátis do editor de vídeo Filmora9 e se gostar, comprar a licença com 10% de desconto ao aplicar o código de cupom LBR10.

Fonte: Filmora
Fonte: Filmora

Voltando a falar sobre editar um vídeo, outra configuração importante de conteúdo para o YouTube é a resolução dos vídeos, que pode ser desde 240p, passando por 2160p, até 4K. Quando você utilizar um editor de vídeo, veja como está a qualidade das imagens que você está trabalhando. O próprio YouTube identifica o resolução e informa para os usuários as opções disponíveis. Na combinação proporção e resolução os tamanhos indicados ao editar um vídeo são: 1280 x 720 (720p) e 1920 x 1080 (1080p).

Quanto aos formatos de vídeo aceitos, exporte seu conteúdo no editor de vídeo em .AVI, .WMV, .MPEGPS, MP4, .FLV, .MOV, .MPEG4, WebM e 3GPP. Lembre-se que há um tamanho máximo de conteúdo e é importante saber disso antes mesmo de exportar o projeto no editor de vídeo. Quando editar um vídeo, saiba que o tamanho máximo do projeto deve ser de 128 GB ou 12 horas.

Tamanho Thumbnail dos vídeos

Thumbnail, também conhecida como capa do vídeo, é um elemento importante para atrair o público para seu canal, com peso proporcional a boa qualidade para editar um vídeo ou elaborar um roteiro interessante. Ao subir um vídeo para o YouTube, a plataforma seleciona três frames como possíveis thumbs para sua escolha, algo que era bastante comum há alguns anos, quando o site não tinha o ar "profissional" de hoje.

Você pode criar a thumbnail do vídeo em programa editor de imagem e utilizar como miniatura personalizada. O YouTube recomenda que essas imagens tenham resolução de 1280 x 720 (com largura mínima de 640 pixels), o que equivale a proporção de 16:9. O arquivo final pode ser no formato JPG, GIF, GMP ou PNG e é preciso que o mesmo tenha menos de 2 MB.

Medidas para a capa do canal do YouTube

Se por um lado a capa do canal do YouTube tem uma função importante no posicionamento de marca dentro da rede social, por outro gera dúvidas diversas quanto a configuração que deve ser inserida no editor. Isso acontece porque a arte do canal é exibida de formas diferentes de acordo com a tela utilizada pelo espectador. Ou seja, quem acessa seu canal pelo celular tem uma visão diferente de quem acessa pelo computador.

De acordo com o próprio YouTube, para ter melhores resultados em todas as telas, a recomendação é editar uma imagem em 2560 x 1440 pixels. Como área de segurança, utilize a medida 1546 x 423 pixels. Dessa forma, tudo o que for fundamental (como logo, horário de vídeo, redes sociais do canal, etc) deve estar dentro da medida menor.

Imagem de StockSnap por Pixabay.
Imagem de StockSnap por Pixabay.

Você também pode utilizar a medida recomendada com largura máxima, de 2560 x 423 pixels. Nessa medida, a "área de segurança" sempre aparece, independentemente do tamanho da tela que o usuário estiver acessando. O tamanho do arquivo da capa do YouTube para você configurar no editor deve ser sempre de 6 MB ou menos.

Prestar atenção nos tamanhos indicados pelo YouTube, seja para editar um vídeo ou para criar a capa do seu canal, é fundamental para quem quer levar a produção de conteúdo à sério. Sempre que a plataforma passa por uma atualização, essas configurações podem mudar. Por isso, antes de abrir seu editor de vídeo, lembre-se de conferir a página de suporte do site para se adequar às regras.