O Yahoo, que era considerado uma grande potência, nos últimos anos acabou perdendo bastante espaço de mercado. No ano passado, por exemplo, a empresa assumiu ter sofrido um ataque em 2013 que ocasionou o vazamento de dados de 1 bilhão de usuários.

Agora, na terça-feira (3), o número foi corrigido, sendo que foram 3 bilhões de usuários atingidos, o que totaliza praticamente toda a base de usuários da companhia.

Yahoo assume que 3 bilhões de contas foram vazadas
Yahoo assume que 3 bilhões de contas foram vazadas

O Yahoo foi vendido para a operadora americana Verizon, em um negócio concluído somente neste ano. O valor pago na decisão acabou sendo de US$ 4,8 bilhões, porém, vale ressaltar que deveria ter sido maior, mas a empresa de telecomunicações solicitou um desconto justamente pelo vazamento de dados.

Conforme um documento enviado à SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos), a descoberta dos reais números do ataque ocorreu após a conclusão da aquisição e durante a fase de integração entre as duas empresas. O texto revela ainda que não houve o vazamento de senhas sem criptografia, bem como informações como dados bancários ou mesmo de cartão crédito.

O Yahoo, quando anunciou o vazamento dos dados de 1 bilhão de usuários, acabou orientando todos eles sobre a necessidade de troca de senhas. Agora, o restante deles, os 2 bilhões, deverão também ser notificados.