Em março de 2020, a Xiaomi registrou uma patente de projeto no World Intellectual Property Office. A patente foi aprovada na última sexta-feira, dia 18 de setembro de 2020 e a documentação trouxe 16 esboços do produto, que mostram o dispositivo dobrável em todos os seus ângulos.

A Letsgodigital como de costume usou esses esboços para criar um modelo de dispositivo. Quando dobrado, o smartphone da Xiaomi tem telas na frente e atrás. O que significa que você terá um smartphone robusto com duas telas. Já existem modelos semelhantes no mercado, como os mais recentes da Samsung.

O dispositivo possui uma enorme tela flexível, além de contar com uma grande tela frontal. Este painel frontal possui um orifício para a câmera de selfies. Por falar em câmeras, você pode observar que não há câmera principal nos esboços. Isso ocorre porque a patente enfoca especificamente a tela, como o dispositivo se dobra e possíveis casos de uso.

Mi Z Fold - Imagens

Imagem mostra esquema diferente do apresentado meses atrás.
Imagem mostra esquema diferente do apresentado meses atrás.

O painel direito contém os botões liga/desliga e de volume, bem como um slot para os cartões SIM. Além disso, o smartphone deve receber alto-falantes estéreo na parte superior e inferior, bem como um conector USB-C.

Sem dúvida, a tela frontal é muito semelhante ao do Samsung Galaxy Z Fold 2, recentemente anunciado. A ausência de outras câmeras provavelmente tem a ver com a maneira como o dispositivo se dobra, pois a parte de trás do dispositivo se dobra para dentro.

A vantagem de ter uma tela dupla é principalmente a de ter uma tela 16:9 em vez de uma tela 5:4. Além da diagonal maior, esse formato torna mais fácil redimensionar aplicativos e conteúdo multimídia. Bem como nenhuma moldura ou faixas pretas no meio.

É importante notar que o primeiro smartphone dobrável da Xiaomi, cujo protótipo foi mostrado no ano passado, também possuia dois pontos de dobra, mas tinha um formato diferente. Parece que a Xiaomi continua caminhando em direção ao segmento de dobráveis, contudo não temos ideia de quando esse dispositivo chegará às prateleiras.