Enquanto o Xbox One X se mantém no reinado como o melhor console atualmente da Microsoft, e um dos melhores do mundo, a empresa começa a dar detalhes sobre o que vem a seguir. Um próximo dispositivo Xbox, com o codinome de "Scarlett", parece ser o próxima grande lançamento da fabricante, com detalhes interessantes já começando a surgir.

Hardware do Xbox Scarlett

Lá em 2017 começaram a surgir os boatos sobre um produto Xbox que estaria em desenvolvimento, com o codinome "Scarlett". Na E3 2018, o chefe do Xbox, Phil Spencer, encerrou sua conferência de imprensa anual com um teaser sobre o futuro lançamento.

Reiterando o compromisso da empresa com o hardware líder do setor, Spencer confirmou que sua equipe de hardware está "interessada em arquitetar os próximos consoles do Xbox". Ostentando seu "compromisso de estabelecer o padrão de referência para jogos de consoles", isso estabelece as bases para o projeto Scarlett.

Em vez de um único console, vários relatórios indicam que o Xbox Scarlett é uma família de dispositivos, divididos em vários níveis. Não está claro qual o escopo de variedade que devemos esperar da família Xbox Scarlett, embora elas provavelmente sejam adaptadas para separar o público de jogos.

Embora um console de alta tecnologia atraísse entusiastas, uma unidade de baixo custo semelhante ao "Projeto Hobart", cancelado, poderia combinar com seu serviço de streaming de jogos .

Depois de passar da arquitetura PowerPC para processadores baseados no chipset AMD x86, esperamos que a Microsoft mantenha um hardware semelhante para seu próximo console.

A CEO da AMD, Dra. Lisa Su, já discutiu os esforços em andamento para ajudar a entregar o próximo "Xbox secreto" da Microsoft, indicando que sua parceria ainda está em andamento.

Como visto nos consoles Xbox anteriores, também esperamos que uma nova unidade de processamento gráfico (GPU) da AMD seja usada. A equipe do Xbox também procurou um engenheiro elétrico especializado em GDDR6, de acordo com uma lista de carreiras, indicando que planeja usar essa memória gráfica mais rápida e eficiente no futuro.

Isso sinaliza que uma atualização substancial da GPU está a caminho, com um impulso de unidade de processamento central (CPU) que também é assumido. Com o apoio de um relatório da Brad Sams, a arquitetura de CPU Zen 2 da AMD e a tecnologia de GPU da próxima geração são candidatos prováveis.

Recursos do Xbox Scarlett

  • Compatibilidade avançada
  • Gráficos aprimorados
  • Streaming de jogos

A Microsoft já havia sugerido um fim para consolar as gerações, em vez de concentrar seus recursos nas revisões do Xbox One no futuro. O Xbox One X foi uma execução exemplar desse conceito, oferecendo uma atualização de hardware significativa na metade da geração, mantendo a compatibilidade com a biblioteca existente. Como o modelo incremental de smartphone, essa abordagem permite que a Microsoft introduza um novo hardware, em uma única plataforma.

Aproveitando o mesmo kernel universal do Windows 10, o Xbox Scarlett deve continuar a construir sobre os fundamentos do Xbox One. Embora esta geração de console tenha visto pela primeira vez inúmero

s recursos ausentes do Xbox 360, esperamos que o Xbox Scarlett mantenha a harmonia com jogos, aplicativos e recursos anteriores.

Gráficos

Se as atualizações de hardware estiverem a caminho, também podemos assumir recursos gráficos aprimorados. Embora o Xbox One tenha sido vendido como um console "4K", muitos jogos ainda não são compatíveis com uma alta taxa de quadros.

Com o 4K se tornando um padrão nos jogos, esperamos que os jogos do Xbox Scarlett atinjam essa resolução a 60 quadros por segundo (FPS), sem incluir outros recursos gráficos. Embora o 8K (7.680 pixels x 4.320 pixels) a 60 Hz seja possível sob o padrão HDMI 2.1 revisado, isso levará um bom tempo antes de se tornar algo comum.

Outros recursos recém-adicionados e voltados para o futuro, como o suporte a 120 Hz, taxas de atualização variáveis ​​(VRR) e modo de baixa latência automática (ALLM), também podem ter uma presença maior no Xbox Scarlett.

O compromisso da Microsoft em oferecer "streaming de jogos com qualidade de console" também está ligado à visão do Xbox Scarlett, através de sua tecnologia recém-revelada, Project xCloud. Embalando consoles de Xbox customizados e despojados em servidores blade, a empresa está construindo um backbone dedicado para jogos em nuvem remotos em todo o mundo. 

Após o sucesso de seu Xbox Game Pass, baseado em assinatura, isso ampliará ainda mais a disponibilidade de experiências completas para PCs, tablets e smartphones. Spencer indicou anteriormente um lançamento em 2020, e o Xbox Scarlett poderia complementar isso.

Então, e a realidade virtual tão prometida? Antes do lançamento do Xbox One X, a Microsoft discutiu os planos para trazer o VR para o console. Enquanto VR era a tendência da indústria quente na época, falar da tecnologia no Xbox, desde então, diminuiu. 

Em entrevista ao GamesIndustry.biz, o diretor de marketing, Mike Nichols afirmou que a equipe não tem "nenhum plano específico para consoles do Xbox em realidade virtual ou realidade mista". Pelo menos por enquanto, o Xbox VR não parece provável.

Jogos e aplicativos do Xbox Scarlett

Com apenas uma breve menção de novos consoles da Microsoft, não está claro quais títulos estão direcionando o sistema. Muitos dos próximos jogos do Xbox One provavelmente poderão ser reproduzidos nos consoles, independentemente do suporte formal, como resultado da compatibilidade com versões futuras. Entre estes devem ser Halo Infinite, Gears 5, e os próximos jogos Forza - todos os que poderiam obter upgrades também.

A Microsoft adicionou cinco novos estúdios de desenvolvimento de jogos ao seu portfólio em junho, dobrando seu compromisso com os principais jogos de primeira linha. Entre eles está "The Initiative", um novo estúdio baseado em Santa Monica, ao lado de Playground Games, Undead Labs, Compulsion Games e Ninja Theory.

Projetos como o famoso título de Fable da Playground Games e outras criações desses estúdios provavelmente chegarão ao Xbox Scarlett. Desenvolvedores de terceiros também estão investindo no futuro, com a Bethesda já alegando que Starfield e The Elder Scrolls VI estão visando sistemas de próxima geração .

Data de lançamento e preços do Xbox Scarlett

A Microsoft ainda está para confirmar uma janela de lançamento para os próximos consoles Xbox, embora vários relatórios indiquem que a equipe tem como meta 2020. Isso posicionaria as revisões três anos após o lançamento do Xbox One X, e um pouco antes do PlayStation 5 da Sony, previsto para 2021. Se for verdade, pode-se falar em Xbox Scarlett na E3 2019.

Como sempre, os planos podem mudar, então leve o roteiro de rumores de forma leve. No momento, também não há indicação de preço, mas podemos ter preços diferentes entre diferentes dispositivos da família.

E você, o que mais espera do Xbox Scarlett? Conte nos comentários.