Se o seu computador roda Windows 10 e já apareceu um aviso dizendo que ele não é compatível com o Windows 11, calma: isso não significa que ele virou lixo. Com o fim do suporte ao Windows 10 marcado para outubro de 2025, muita gente acha que a única saída é comprar um PC novo. Mas tem um caminho diferente e gratuito que pode dar vida nova à sua máquina: basta usar o Linux.
Por que o Windows 10 vai deixar de receber suporte?
A Microsoft anunciou que, a partir de 14 de outubro de 2025, o Windows 10 deixará de receber atualizações de segurança, suporte técnico e correções. Isso coloca milhões de computadores em risco, especialmente os que foram comprados antes de 2017.
Esses modelos não atendem aos requisitos exigidos pelo Windows 11, como ter processador Intel de 8ª geração ou AMD Ryzen 2000 em diante. Muitos desses dispositivos são antigos e também não tem o chip de segurança TPM 2.0 que a Microsoft já explicou que é inegociável para alguém conseguir instalar o Windows 11.
Comprar outro computador é a única solução?
Não. Embora a Microsoft incentive a troca de aparelho, muitos desses PCs ainda funcionam muito bem. Trocar só porque o Windows 10 vai parar de receber suporte pode gerar um gasto desnecessário, sem falar no impacto ambiental já que muitos PCs e notebooks sem suporte passariam a ser descartados. Além disso, produzir um novo computador consome energia e gera emissões de carbono, enquanto manter o que você já tem pode ser mais sustentável.
Diante dessa situação, entra então um projeto chamado "End of 10".
O que é o projeto "End of 10" e como ele ajuda?
O projeto "End of 10" tem uma proposta simples: mostrar que você pode continuar usando seu computador com segurança e desempenho, mas com Linux no lugar do Windows. O projeto oferece guias passo a passo para quem nunca usou Linux e quer fazer a mudança de forma tranquila.
Mas o que é o Linux e ele funciona bem?
Linux é um sistema operacional gratuito, usado no mundo todo e com versões (chamadas de "distribuições") pensadas justamente para rodar em computadores antigos ou com hardware mais simples. Ele é seguro, estável e pode ser usado para navegar, estudar, trabalhar, ver vídeos, acessar redes sociais e muito mais — tudo sem pesar no sistema.
De ínicio, para quem vai usar o sistema pela primeira vez, pode estranhar um pouco. Mas existem algumas versões que indicamos para quem é iniciante, para quem tem um PC mais antigo ou simplesmente para quem quer ter um sistema bem parecido com o Windows.
Se esse é o seu perfil, você pode experimentar essas versões:
- Linux Mint
- Ubuntu (versão XFCE)
- Zorin OS Lite
Essas três opções do Linux têm um visual bem parecido com o Windows, o que vai facilitar sua adaptação no novo sistema.
Vale mesmo a pena trocar o Windows pelo Linux?
Se o seu PC funciona bem, mas não pode rodar o Windows 11, vale muito a pena considerar o Linux. Você não vai precisar gastar com um novo computador, continuará recebendo atualizações e ainda ajuda a reduzir o lixo eletrônico. Além disso, aprender Linux pode abrir novas portas, já que o sistema é muito usado em empresas e servidores.
Resumindo, o fim do suporte ao Windows 10 não precisa ser também o fim do seu computador. Como eu te mostrei nesse artigo, você pode continuar usando sua máquina com segurança, economia e consciência ambiental. E o melhor: sem depender das decisões da Microsoft.
Se quiser continuar com o Windows, você também pode conferir como atualizar seu PC antigo para o Windows 11, mesmo que ele não tenha suporte da Microsoft.
Com informações de TechSpot