Se o seu computador roda Windows 10 e já apareceu um aviso dizendo que ele não é compatível com o Windows 11, calma: isso não significa que ele virou lixo. Com o fim do suporte ao Windows 10 marcado para outubro de 2025, muita gente acha que a única saída é comprar um PC novo. Mas tem um caminho diferente e gratuito que pode dar vida nova à sua máquina: basta usar o Linux.

Por que o Windows 10 vai deixar de receber suporte?

A Microsoft anunciou que, a partir de 14 de outubro de 2025, o Windows 10 deixará de receber atualizações de segurança, suporte técnico e correções. Isso coloca milhões de computadores em risco, especialmente os que foram comprados antes de 2017.

Microsoft vai encerrar o suporte do Windows 10 em outubro de 2025. Imagem: Reprodução

Esses modelos não atendem aos requisitos exigidos pelo Windows 11, como ter processador Intel de 8ª geração ou AMD Ryzen 2000 em diante. Muitos desses dispositivos são antigos e também não tem o chip de segurança TPM 2.0 que a Microsoft já explicou que é inegociável para alguém conseguir instalar o Windows 11.

Comprar outro computador é a única solução?

Não. Embora a Microsoft incentive a troca de aparelho, muitos desses PCs ainda funcionam muito bem. Trocar só porque o Windows 10 vai parar de receber suporte pode gerar um gasto desnecessário, sem falar no impacto ambiental já que muitos PCs e notebooks sem suporte passariam a ser descartados. Além disso, produzir um novo computador consome energia e gera emissões de carbono, enquanto manter o que você já tem pode ser mais sustentável.

Diante dessa situação, entra então um projeto chamado "End of 10".

O que é o projeto "End of 10" e como ele ajuda?

Projeto End of 10 quer levar a experiência do Windows por meio do Linux. Imagem: Reprodução

O projeto "End of 10" tem uma proposta simples: mostrar que você pode continuar usando seu computador com segurança e desempenho, mas com Linux no lugar do Windows. O projeto oferece guias passo a passo para quem nunca usou Linux e quer fazer a mudança de forma tranquila.

Mas o que é o Linux e ele funciona bem?

Linux é um sistema operacional gratuito, usado no mundo todo e com versões (chamadas de "distribuições") pensadas justamente para rodar em computadores antigos ou com hardware mais simples. Ele é seguro, estável e pode ser usado para navegar, estudar, trabalhar, ver vídeos, acessar redes sociais e muito mais — tudo sem pesar no sistema.

De ínicio, para quem vai usar o sistema pela primeira vez, pode estranhar um pouco. Mas existem algumas versões que indicamos para quem é iniciante, para quem tem um PC mais antigo ou simplesmente para quem quer ter um sistema bem parecido com o Windows.

Se esse é o seu perfil, você pode experimentar essas versões:

  • Linux Mint
  • Ubuntu (versão XFCE)
  • Zorin OS Lite
Linux Mint é provavelmente a versão mais parecida com o Windows 10. Imagem: Reprodução

Essas três opções do Linux têm um visual bem parecido com o Windows, o que vai facilitar sua adaptação no novo sistema.

Vale mesmo a pena trocar o Windows pelo Linux?

Se o seu PC funciona bem, mas não pode rodar o Windows 11, vale muito a pena considerar o Linux. Você não vai precisar gastar com um novo computador, continuará recebendo atualizações e ainda ajuda a reduzir o lixo eletrônico. Além disso, aprender Linux pode abrir novas portas, já que o sistema é muito usado em empresas e servidores.

Resumindo, o fim do suporte ao Windows 10 não precisa ser também o fim do seu computador. Como eu te mostrei nesse artigo, você pode continuar usando sua máquina com segurança, economia e consciência ambiental. E o melhor: sem depender das decisões da Microsoft.

Se quiser continuar com o Windows, você também pode conferir como atualizar seu PC antigo para o Windows 11, mesmo que ele não tenha suporte da Microsoft.

Com informações de TechSpot