O mais recente lançamento, o Windows 11 Build 26040 chegou a fase de testes no canal Canary, dentre as novidades estão uma ferramenta de captura automática entre o celular e o PC, agora você pode tirar print do celular e ele automaticamente já aparece no PC para você usar a imagem. Também temos suporte a USB de 80Gbps e mais novidades. Confira as três melhores atualizações que chegam a versão 26040.

1. Editar capturas de tela do seu celular no PC

Uma adição legal, é a facilidade de acesso e edição das fotos e capturas de tela mais recentes do seu dispositivo Android diretamente na Ferramenta de Captura do seu PC. Agora, o processo é simplificado, proporcionando uma integração mais suave entre o seu telefone e o computador.

Ao tirar print da tela do celular a ferramenta de captura do pc vai receber um alerta
Ao tirar print da tela do celular a ferramenta de captura do pc vai receber um alerta

Ao seguir simples passos em Configurações > Bluetooth e dispositivos > Dispositivos móveis, você pode conectar seu telefone Android e receber notificações instantâneas no PC sempre que uma nova foto ou captura de tela for feita. Essa novidade substitui a captura remota, basta você clicar e pode copiar a foto para qualquer pasta ou mesmo um editor de fotos.

Nova janela de configurações para gerenciar dispositivos móveis permitidos a se conectar ao seu PC.
Nova janela de configurações para gerenciar dispositivos móveis permitidos a se conectar ao seu PC.

2. Instalação do Windows atualizada

A experiência de configuração do Windows OS Media recebeu uma renovação, apresentando um design mais limpo e moderno. Embora essa mudança não afete nada a instalação.

Instalação antes e depois do update
Instalação antes e depois do update

As funcionalidades essenciais continuam suportadas na experiência de instalação do sistema operacional nu, mantendo a consistência com a experiência de atualização e instalação disponível para dispositivos já em execução com o Windows OS.

Insiders que desejam experimentar essa nova configuração podem baixar as ISOs para o Build 26040 e realizar uma instalação limpa em seus PCs ou Máquinas Virtuais (VM).

3. Suporte USB 80Gbps

Uma atualização emocionante é o suporte ao padrão USB mais recente, USB 80Gbps, nesse build do Windows 11. Inicialmente lançado em computadores com base nos processadores móveis Intel Core 14th Gen HX-series, como o Razer Blade 18, essa novidade eleva o desempenho para 80Gbps, oferecendo suporte total a periféricos construídos para gerações anteriores de USB e Thunderbolt.

Essa melhoria abre portas para a próxima geração de displays, armazenamento e conectividade de alta performance, enquanto mantém total compatibilidade com dispositivos mais antigos.

Quando estará disponível?

Esse update chegou a versão Canary, que são os insiders testadores das novidades do Windows. Você até pode se inscrever para receber as novidades, mas o ideal é fazer isso em uma máquina que não seja a de produção.

Assim que os testes forem feitos e concluídos a Microsoft joga esse update para todos, o que deve ocorrer nas próximas semanas. Fique ligado aqui no Oficina da Net, em nossos canais e redes sociais para receber as novidades. Acompanhe também a página exclusiva sobre Windows.