Esse novo modo de economia de energia, chamado de energy saver, vai além do modo de economia de bateria existente no Windows 11. Enquanto o modo de economia de bateria desativa temporariamente funcionalidades que consomem muita energia, como sincronização automática de e-mails e calendários, atualizações de live tiles e aplicativos não utilizados, o energy saver proporciona uma redução ainda maior no consumo de energia do sistema. Essa funcionalidade pode afetar o desempenho do sistema.

Novo sistema de economia de energia no Windows 11; Foto: Microsoft
Novo sistema de economia de energia no Windows 11; Foto: Microsoft

Atualmente, o energy saver está sendo testado como parte do Windows 11 Insider Preview Build 26002. Ele pode ser ativado ou desativado nas Configurações Rápidas ou nas Configurações do sistema. Também é possível configurá-lo para ativar automaticamente quando a bateria do laptop atingir um determinado percentual.

Economia de energia nos desktops

Para desktops que não utilizam bateria, a Microsoft também está habilitando essa função para aqueles que desejam economizar energia o tempo todo. Embora seja conveniente poder estender a vida útil da bateria do seu dispositivo com apenas um clique, é importante lembrar que reduzir o consumo de energia do seu computador desktop também pode resultar em uma conta de luz mais baixa.

É importante frisar que a redução de desempenho do computador não fará tanta diferença assim em comparação com outros equipamentos que consomem energia na sua casa. Mas pensando em grandes corporações com milhares de computadores ligados pode fazer a diferença. O meio ambiente e a conta de luz agradecem.