O Windows pode ser utilizado no iOS, iPadOS e macOS através de um aplicativo do próprio sistema operacional. Este app criado pela Microsoft utiliza a função de acesso remoto a uma máquina com Windows, onde o usuário pode escolher acessar seu PC remotamente, o Microsoft Azure Virtual Desktop, o Windows 365, o Microsoft Dev Box e o Remote Desktop Services da Microsoft.

Quais as funcionalidades do Windows App?

Microsoft lança o Windows App para iOS (iPhone), iPadOS (iPad), macOS e PCs Windows.
Microsoft lança o Windows App para iOS (iPhone), iPadOS (iPad), macOS e PCs Windows.

De acordo com um documento publicado pela Microsoft, "Windows App" permite que o usuário não só acesse um espaço virtual para acessar um PC com Windows, mas também utilize vários monitores com resoluções e dimensionamentos personalizados. Além disso, você pode remanejar periféricos como webcams, dispositivos de armazenamento e impressoras durante o uso.

Captura de tela do Windows App. Fonte: Microsoft
Captura de tela do Windows App. Fonte: Microsoft

Lançamento e disponibilidade

No momento, o aplicativo do Windows está disponível somente para desktops e dispositivos Apple. Smartphones e tablets Android estão de fora por enquanto. Outra questão sobre sua disponibilidade é para o tipo de conta, pois atualmente só é possível acessar o Windows App Se o usuário possuir uma conta empresarial da Microsoft, embora a empresa possua planos para disponibilizá-lo para o consumidor comum.

Segundo o TheVerge, mesmo que na tela de login do Windows App no Windows leve você a pensar que é possível acessá-lo utilizando uma conta pessoal, infelizmente o acesso não está funcionando por agora.