A barra de pesquisa do Windows é extremamente importante para navegação. Muitos, como eu, simplesmente não conseguem mais usar o computador sem o auxilio dela.

Acontece que, numa atualização recente do Windows 10 e 11, ela simplesmente parou de funcionar em alguns computadores. Se isso aconteceu com você também, confira como resolver.

Se a sua barra de pesquisa, assim como a minha, parou de funcionar de uma hora para outra, você deve entender a frustração que é tentar procurar um arquivo e simplesmente não aparecer nada que você digita. Mas não se preocupe, a solução não poderia ser mais simples:

Como resolver barra de pesquisa do Windows não funciona

Minha barra de pesquisa estava assim e não era possível digitar nada. Fonte: Oficina da Net
Minha barra de pesquisa estava assim e não era possível digitar nada. Fonte: Oficina da Net

👉 Solucionando o problema: Reinicie o computador. A solução pode parecer um tanto boba, mas foi o que resolveu o problema para mim e outros redatores aqui do Oficina da Net.

Sim, exatamente! Ao reiniciar o computador, o Windows consegue "resolver" muitos dos problemas relacionados ao sistema operacional. Pense na seguinte analogia: se você está perdido, mas sabe o caminho, tudo que precisa fazer é voltar para o começo. Se continuar procurando o caminho que já conhece, provavelmente andará em círculos, não é verdade? O computador funciona da mesma forma: ele sabe o caminho, se você providenciar o ponto de partida familiar (reinciando a máquina), ele funcionará normalmente.

Lembre-se de apertar o botão reiniciar. Quando você Desliga e Liga novamente, o computador não reinicia de verdade.
Reinciar no Windows 11. Fonte: Oficina da Net
🚨Alerta! Lembre-se de apertar o botão "reiniciar" para que o computador seja reiniciado corretamente. De outra forma, quando você Desliga e Liga novamente, o computador entra num estado avançado de suspensão, mas não é reiniciado de verdade.