O Windows 10 e o Windows 11 não estão mais disponíveis na Rússia, ao que parece. Diversos usuários no Twitter têm relatado que não estão conseguindo baixar a ISO do sistema operacional e o programa utilitário de instalação exibe mensagens de erro. Porém, ainda não se sabe se o motivo disso é devido ao bloqueio intencional da Microsoft ou apenas um erro no servidor da empresa.

Testes da equipe do BleepingComputer verificou a situação através do uso de VPN e quando eles tentaram fazer o download do assistente de atualização do Windows 10, da Ferramenta de Criação de Mídia ou do Assistente de Instalação do Windows 11, simplesmente apareceu uma página "em branco" com a mensagem de erro "404 - arquivo ou diretório não encontrado". Outros relatos dizem que há a mensagem "ocorreu um problema com sua solicitação" ao tentar baixar a ISO do Windows 10 ou 11.

Pedido de solicitação de download do Windows falhou. Fonte: Twitter
Pedido de solicitação de download do Windows falhou. Fonte: Twitter

Em março deste ano a Microsoft já havia suspendido suas vendas e serviços na Rússia. Na época, o foi publicado no blog da Microsoft pelo vice-presidente da empresa, Brad Smith, dizendo que a empresa estava "coordenando de perto e trabalhando em sintonia com os governos dos Estados Unidos, da União Europeia e do Reino Unido, e estamos interrompendo muitos aspectos de nossos negócios na Rússia em conformidade com as decisões de sanções governamentais".

Considerando o cenário, Microsoft realmente pode ter bloqueado o acesso ao seu sistema operacional

Mesmo que não tenha ocorrido ainda uma declaração oficial sobre as tentativas sem sucesso de baixar o Windows 10 ou 11 na Rússia, acredita-se que isso seja algo intencional. Considerando o que já aconteceu no início de 2022, é bem provável que este seja apenas mais um passo para retirar tudo o que a companhia tem no território russo.