A atualização KB5013942 para Windows 10 está causando o travamento do Visualizador de Eventos, além de outros problemas, relatam alguns usuários. A informação vem do site windowslatest, onde é dito que houve diversos relatos de problemas ao iniciar o Visualizador de Eventos, uma ferramenta de administração do Windows voltada para o monitoramento do funcionamento dos aplicativos e registro de mensagens do sistema, incluindo erros, alertas e avisos.

No início desta semana, a Microsoft disponibilizou a atualização (KB5013942) de maio de 2022 do Windows 10. Por se tratar de um patch de atualização cumulativa, a nova compilação (Build 19044.1706) foi baixada e instalada automaticamente pelo Windows Update nos computadores.

Um dos usuários afetados pelo bug descrito acima diz:

Houve alguns problemas ao instalar as atualizações, mas tentaremos novamente mais tarde. Se você continuar vendo isso e quiser pesquisar na Web ou entrar em contato com o suporte para obter informações, isso pode ajudar: (0x80073701).

Outra pessoa relata o problema falando:

Além do Visualizador de Eventos não abrir mais, parece que este patch remove arquivos (ou os torna inutilizáveis) relacionados ao .NET 5. Para mim, meu software de scanner Fijitsu ScanSnap agora apresenta erros com mscoree.dll ausente.

É possível encontrar mais relatos no "Hub de Comentários" sobre os problemas que estão ocorrendo devido a atualização de maio de 2022 para Windows 10. Um deles diz que "esta atualização aparentemente causa alguma incompatibilidade com um driver no meu sistema, pois recebo exceções de verificação constante da máquina após instalá-lo. Logo após a inicialização, quando todos os serviços em segundo plano são iniciados. Tudo funcionava bem antes desta atualização".

Problemas conhecidos da atualização KB5013942 do Windows 10

Já foi confirmado pela Microsoft um bug em que aplicativos que dependem da GPU são fechados inesperadamente ou apresentam problemas intermitentes. Infelizmente não foi divulgada nenhuma lista dos apps que foram afetados por este problema. Caso você um dos programas que você utiliza seja afetado por ele, o erro exibido será o 0xc0000094.