O Windows 11 está recebendo melhorias para rodar aplicativos Android. O motivo disso é a atualização do Windows Subsystem for Android (WSA ou Subsistema Windows para Android) que agora traz vários recursos como, por exemplo, o suporte a vídeos H.264 e a integração com o aplicativo Mail. É importante notar que este update está sendo disponibilizado somente para participantes do programa Insider, ou seja, para testadores das versões beta do Windows.

O subsistema Windows para Android foi lançado pela primeira vez no final do ano passado e no momento ele permite a execução de aplicativos disponibilizados pela Amazon App Store, que se encontra dentro da Microsoft Store. Entretanto, é possível fazer sideload de aplicativos utilizando o shell de comando ou aplicativos de terceiros oferecidos no Github.

Como funciona a integração do Windows com apps Android

A integração do Windows com aplicativos Android é feita através do Windows Subsystem for Linux e é executava através de uma máquina virtual Hyper-V, responsável por oferecer a experiência nativa semelhante a um app. Estes aplicativos Android são exibidos como aplicativos nativos do Windows. É possível fixá-los na barra de tarefas ou no menu Iniciar.

Captura de tela das configurações do Windows Subsystem for Android.
Captura de tela das configurações do Windows Subsystem for Android.

É interessante notar que é possível abrir aplicativos Android e apps Windows ao mesmo tempo no Windows 11. Além disso, as notificações dos apps aparecem na Central de Ações. Entretanto, embora a integração no Windows 11 seja boa, já há um problema de desempenho de determinados aplicativos.

Melhorias trazidas pela versão 2203.40000.1.0 do Windows Subsystem for Android (WSA)

Infelizmente, ainda há muito o que melhorar quando se trata de rodar apps Android de jogos. Ainda não temos o mesmo desempenho comparado a emuladores de terceiros. Mas a Microsoft já está ciente disto e outros problemas e a versão 2203.40000.1.0 tem como objetivo solucionar alguns deles.

Na versão 2203.40000.1.0 do WSA, os apps Android agora podem se beneficiar da decodificação H.264 acelerada por hardware. Isso deve trazer uma experiência melhor em diversos aplicativos, incluindo a Play Store e o WhatsApp. É possível também assistir vídeos em HD.

Integração com o Windows Mail e outras melhorias do WSA

Com a atualização do WSA, a Microsoft ativou a integração do aplicativo Mail ao Windows Subsystem for Android (WSA). Com isso, é possível agora clicar em um link do e-mail no app Android para iniciar o app nativo de e-mail do Windows 11.

Há também outras novidades no update do WSA como a integração com o MSAA, que melhora o desempenho em diversos jogos como, por exemplo, PUBG: Mobile. A Microsoft também aplicou uma atualização na abertura do WSA, oferecendo uma experiência de rolagem suave nos aplicativos WhatsApp, Amazon Appstore e Kindle.

A Microsoft afirmou que já está ciente de problemas de aplicativos de streaming e no modo de espera do Windows.