O Paint foi atualizado no Windows 11 com um novo design e cabeçalho que suporte Mica, semelhante ao que vemos no Relógio ou no E-mail & Calendário. Dentre as mudanças implementadas na nova versão do aplicativo para o Windows 11 está o novo menu que é semelhante ao do Microsoft Word, com funcionalidades básicas como, por exemplo, desfazer e refazer.

Em certo momento, a Microsoft até chegou a cogitar descontinuar o Paint. Mas, considerando as mudanças no aplicativo, a desenvolvedora do Windows parece ter desistido da ideia. Anteriormente, a ideia era substituir o programa pelo Paint 3D, onde o plano era construir e visualizar conteúdos 3D para desktop e para usuários do Windows Mixed Reality.

O que há de novo no Paint do Windows 11?

Com o novo menu do Paint, semelhante ao do Microsoft Word, como dito no início, é possível personalizar as funções, adicionando mais opções. Há também a aba "arquivo" para criar novas imagens, modificar as já salvas ou imprimir o trabalho feito utilizando impressoras conectadas.

Captura de tela do novo Paint. Fonte: Microsoft
Captura de tela do novo Paint. Fonte: Microsoft

No novo Paint a Microsoft está integrando componentes WinUI, que é baseado na estrutura Win32. Entretanto, esta nova atualização do aplicativo está disponível somente para o canal de desenvolvedores (Insider). Nota-se através da imagem acima e abaixo que o novo visual do Paint combina com a aparência mais moderna do Windows 11.

Captura de tela do novo Paint. Fonte: Microsoft
Captura de tela do novo Paint. Fonte: Microsoft

Além das mudanças citadas acima, a Microsoft implementou as seguintes alterações:

  • A Microsoft corrigiu um problema em que as caixas de texto se moviam inesperadamente quando você escrevia nas imagens usando IME>
  • A Microsoft corrigiu um problema em que esses diálogos modernos não respeitavam o idioma regional em países como a Holanda.
  • A Microsoft habilitou um novo recurso que permite que você clique com a tecla shift em uma amostra de cor para usar essa cor como sua cor secundária.
  • A Microsoft melhorou o suporte para leitores de tela.

Lançamento e disponibilidade

O novo Paint será lançado para todos os usuários (fora do Programa Windows Insider) no início de 2022. Infelizmente ainda não há uma data exata, mas fique atento para mais novidades!