Desde o dia 5 de outubro de outubro, quando o Windows 11 foi lançado oficialmente, o sistema operacional vem sendo disponibilizado aos poucos para computadores com Windows 10. Para melhorar esse processo, a Microsoft começou a disponibilizar, no início desta semana a atualização KB5005463. Entretanto, com a instalação do novo patch está forçando a instalação do PC Health Check, um programa criado pela Microsoft para realizar a verificação de compatibilidade do computador com o Windows 11.

Anteriormente, a Microsoft vinha oferecendo o programa PC Health Check Tool através de seu site. Entretanto, através da atualização KB5005463, a empresa está forçando os usuários a utilizar sua ferramenta de detecção de compatibilidade com o Windows 11.

Ainda não se sabe a forma como o patch citado acima está sendo implementado, mas a Microsoft diz que ele está sendo instalado nas máquinas de acordo com determinadas políticas. Acredita-se que a atualização acabe sendo instalada automaticamente nos computadores.

Quando você procurar por atualizações no Windows Update, você verá a seguinte descrição na tela:

"2021-10 Atualização do Windows 10 versão 21H1 para sistemas baseados em x64 (KB5005463)"

Captura de tela da atualização opcional KB5005463 do Windows 10 versão 21H1. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela da atualização opcional KB5005463 do Windows 10 versão 21H1. Fonte: Vitor Valeri

O que é o PC Health Check Tool?

Há um certo tempo, a Microsoft lançou um programa de verificação de compatibilidade do Windows 11, o "PC Health Check Tool". Ele analisa as configurações mínimas exigidas para que o novo sistema operacional da empresa seja instalado, pois é exigido que o computador possua determinados modelos de processadores, além da presença do TPM 2.0 (entenda aqui o que é o TPM). Como o "PC Health Check Tool" está sendo instalado através da atualização KB5005463, saiba que há uma maneira de evitar que ele seja implementado em seu computador.

Como evitar que o PC Health Check seja instalado

De acordo com o site BleepingComputer, mesmo que o usuário tente desinstalar a atualização KB5005463 para retirar o PC Health Check do computador, o sistema operacional diz que o patch não está instalado mesmo que o processo tenha acontecido. Felizmente, foi informado que há uma forma de evitar que isso aconteça.

Quando você tentar desinstalar o programa PC Health Check, será criado um valor "PreviousUninstall" na chave "HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftPCHC". Defina o valor da chave como "1".

Imagem ilustrativa da chave HKEY_LOCAL_MACHINE  SOFTWARE  Microsoft  PCHC definida com o valor 1. Fonte: bleepingcomputer
Imagem ilustrativa da chave "HKEY_LOCAL_MACHINE SOFTWARE Microsoft PCHC" definida com o valor "1". Fonte: bleepingcomputer

Com o valor definido, quando você tentar verificar as atualizações no Windows Windows Update, a atualização KB5005463 e o PC Health Check não serão instalados novamente. Não se sabe ainda por que a chave não está sendo criada para alguns usuários ou simplesmente ignorada, fazendo com que o programa PC Health Check seja reinstalado.

Imagem ilustrativa da chave [HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftPCHealthCheck] definida com o valor 1. Fonte: bleepingcomputer
Imagem ilustrativa da chave "[HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftPCHealthCheck]" definida com o valor "1". Fonte: bleepingcomputer

Você pode utilizar também a seguinte chave do Registro para impedir a instalação do PC Health Check. Entretanto, tenha em mente que não se sabe se isso poderá causar um comportamento inesperado.