A Microsoft já declarou que a primeira grande atualização do Windows 10 deste ano será menor do que o normal, focando mais em manter o sistema operacional estável e polido. Isso não significa, no entanto, que não apresentará novos recursos, alguns deles maiores do que outros e que podem até mudar a maneira como você vê as coisas, literalmente, também.

O mais recente Windows 10 Insider Preview Build 21337 dá uma ideia do que está por vir e tem algo para todos os usuários do Windows, de jogadores a multitarefas e até mesmo os usuários do Bloco de Notas. A Microsoft tem tentado preencher a lacuna entre duas das maiores plataformas de jogos do mundo, mas, felizmente para ambos os lados, não está exatamente misturando-os.

Auto HDR

Em vez disso, a Microsoft está trazendo alguns recursos do Windows para o Xbox e vice-versa, como o Xbox Series X | S Auto HDR que em breve também chegará aos PCs . Em suma, ele usa magia computacional e gráfica para "atualizar" jogos que nunca foram projetados com HDR em mente para algo quase semelhante a HDR.

Mapa de calor de luminância mostrando SDR, HDR automático e HDR nativo
Mapa de calor de luminância mostrando SDR, HDR automático e HDR nativo

Desktop Virtual

O Preview também adiciona mais maneiras para usuários avançados personalizarem desktops virtuais de acordo com seus fluxos de trabalho e gostos. Em breve, você poderá reordenar esses desktops virtuais e poderá atribuir planos de fundo diferentes para desktops individuais. Isso pode ajudar a dar aos usuários dicas visuais que, por sua vez, podem ajudá-los a separar as áreas de trabalho e pessoais, conforme necessário.

Desktop Virtual
Desktop Virtual

A Microsoft também anunciou algumas mudanças em seus aplicativos de caixa de entrada, o que chama de conjunto padrão de aplicativos pré-instalados em todos os sistemas Windows 10.

Na próxima versão, o Bloco de Notas finalmente receberá um novo ícone, o que pode acabar confundindo alguns usuários mais antigos. O Terminal do Windows também está sendo adicionado ao conjunto e tanto ele quanto o Bloco de notas serão atualizados por meio da Microsoft Store, em vez de por meio de atualizações importantes do Windows.

A versão de visualização também tem outras alterações, como um layout mais espaçoso para o Explorador de Arquivos. Ele também vem com problemas conhecidos que, com sorte, serão resolvidos antes que a versão final seja disponibilizada para todos os usuários.