Os notebooks Windows têm como padrão entrar no modo suspender quando você fecha a tampa. Na maioria das condições, isso faz muito sentido. Você está navegando na internet do trabalho, por exemplo, e é hora de ir para casa. Então você fecha seu laptop e coloca na sua bolsa. Ele vai dormir, economizando energia da bateria e dando a chance de esfriar enquanto você viaja. Mas muitas vezes você pode desejar que ele continue ligado com a tampa fechada. Por exemplo, se você está fazendo downloads grandes e quer ir dormir. Seria bom poder deixar seu PC ligado, baixando seus arquivos, com a tampa fechada (para fins de proteção), não é mesmo. Pois saiba que isso é possível, basta você seguir nosso tutorial de como manter o notebook ligado com a tampa fechada.

Alterando as configurações, você pode programar seu computador para hibernar, desligar ou permanecer ligado quando você fecha a tampa.

Como manter o notebook ligado com a tampa fechada?

Passo 1. Clique no menu iniciar e pesquise "Painel de Controle", clique nesta opção;

Acesse o Painel de Controle.
Acesse o "Painel de Controle".

Passo 2. Agora, clique em "Sistema e Segurança";

Acesse
Acesse "Sistema e Segurança".

Passo 3. Clique em "Opções de Energia";

Clique em Opções de Energia.
Clique em "Opções de Energia".

Passo 4. No menu lateral, clique na opção "Escolher a função do fechamento de tampa";

Opção
Escolher a função do fechamento de tampa

Passo 5. Agora, basta você configurar as opções do fechamento de tampa do notebook. Geralmente é definido como "suspender", já que essa é a opção padrão. Se você selecionar a opção "Não fazer nada", seu notebook será impedido de acessar o modo suspensão ou outros modos inativos. Ele continuará funcionando normalmente quando você fechar o notebook. Você pode configurar o notebook para suspender, hibernar, desligar ou não fazer nada quando ele estiver conectado a uma tomada elétrica e quando ele estiver gastando sua própria bateria. Após deixar as configurações ao seu gosto, clique na opção "Salvar".

Opções do fechamento de tampa do notebook
Opções do fechamento de tampa do notebook

Como manter a tela do notebook sempre ligada

Se o seu notebook entra em mode de suspensão sozinho após um tempo sem uso, mesmo com a tampa aberta, veja como alterar as configurações para que seu notebook fique com a tela sempre ligada.

Passo 1. No painel de controle > Sistema e segurança > Opções de energia, clique na opção "Alterar configurações de plano";

opção
Alterar configurações de plano.

Passo 2. Agora, configure as opções ao seu gosto e depois, clique em "Salvar";

Alterar configurações de plano.
Alterar configurações de plano.

E então, conseguiu fazer as configurações para que seu notebook fique ligado?