A Microsoft , após algumas reclamações, afirmou que não irá mais enviar arquivos de atualização do Windows para os usuários sem solicitação. A medida é válida para a Alemanha.

Os usuários do Windows 7 e 8.1 tinham a opção de atualizar de forma gratuita para o Windows 10, e com isso acelerar a adoção do novo sistema operacional. Para isso, a companhia começou a enviar arquivos do novo sistema para usuários das versões mais antigas que não haviam solicitado a atualização.

Microsoft não forçará mais o download do Windows 10, pelo menos na Alemanha
Microsoft não forçará mais o download do Windows 10, pelo menos na Alemanha

No entanto, nem todos aprovaram a ideia. Sendo que a medida acabou parando na justiça na Alemanha. A empresa expediu um comunicado através de sua filial alemã dizendo que "não vai baixar arquivos de instalação de novos sistemas operacionais para o disco do sistema do usuário sem o consentimento dele".

A medida, até que sabemos, é válida somente na Alemanha, porém, é possível que com a reação negativa dos downloads forçados, a empresa resolva adotar em todo o mundo.

Quando a prática foi divulgada, a empresou alegou que o download não solicitado era uma atualização recomendada que foi marcada de forma acidental como para baixar por padrão, porém, o caso acabou deixando os usuários inconformados pelo grande gasto do pacote de dados proveniente do download não solicitado, ou seja, forçado.