Sempre que instalamos algum programa em nosso computador, o mesmo cria uma dezena de pastas para armazenar os dados necessários para que o programa funcione, e além disso cria chaves no registro do Windows, para que o sistema autorize o mesmo a funcionar. Até aí tudo bem, praticamente todos os programas fazem isso, o problema começa quando existem aqueles programas mal intencionados que persistem em relutar contra a desinstalação. É o caso de Baidus, Chromiums e Hao123 da vida, que muitas vezes não se permitem desinstalar.

Outro problema é também a própria ferramenta de desinstalação do Windows, que pode ser acessada através do painel de controle, com ela é possível desinstalar os programas instalados no Windows, porém ela apaga apenas os arquivos que o programa usa para funcionar, muitas vezes sequer apaga as pastas do programa, mantendo uma quantidade enorme de pastas vazias e sem falar no registro, praticamente todas as chaves registradas permanecem lá.

Para solucionar essas deficiências que o desinstalador do Windows possui é necessário usar programas de terceiros. O que vamos utilizar hoje é o Revo Uninstaller.

Então se liga no passo a passo.

Depois de instalar o Revo, abra-o normalmente e espere a lista de programas carregar. 

.



 

Selecione o programa no qual você deseja desinstalar e clique em desinstalar no canto superior, ou clique com o botão direito e selecione Desinstalar. 

.

O programa irá então criar um ponto de restauração, aguarde alguns instantes e depois confirme que deseja desinstalar. 

.

A desinstalação padrão será executada, assim que terminar, você pode selecionar entre os tipos de escaneamento que o Revo irá realizar, Seguro, Moderado e Avançado. Para programas normais o indicado é o Moderado, porém no caso de programas que você considera maliciosos use o scan Avançado.

.

O programa então irá verificar todas as chaves de registro e pastas relacionadas ao programa desinstalado e então irá lhe fornecer uma lista dos arquivos encontrados, selecione todos e clique em excluir. 

.

Depois disso, está completo o processo de desinstalação do programa. E você não corre mais riscos com arquivos maliciosos, pois todos os registros da sua existencia foram deletados.