Muitas vezes atualizações mal sucedidas, erros e até vírus podem deletar DLLs essenciais para o funcionamento de alguns programas e quando isso acontece é um problemão. Garimpar a net atrás de tutoriais e soluções para esse problema e muitas vezes baixar DLLs ou programas suspeitos, podem causar um transtorno maior ainda.

Recentemente passei por este problema em meu computador, instalei um jogo antigo, e a DLL d3dx9_43.dll ficou faltando, não havia cristo que resolvesse o meu problema. Depois de procurar bastante consegui resolver, e olha de uma maneira surpreendentemente fácil, mas que exigiram horas de paciência até encontrar. Então vamos a mais um tutorial.

Esta DLL em particular pertence ao DirectX, então meu primeiro passo foi atualizá-lo, porém sem sucesso, mas lembre-se tente pesquisar a origem da DLL que está faltando e então atualize o programa na qual ela corresponde. Se não funcionar siga para o próximo passo.

Anote o nome da DLL e então acesse este site: DLL-Files.com. No site digite o nome da DLL e de um pesquisar. 

Pesquise pelo nome da DLL.
Pesquise pelo nome da DLL.

Faça o download da DLL, segundo sua versão do Windows, 32bits ou 64bits. Para saber qual versão do Windows você está usando vá em Meu Computador, clique com o botão direito e vá em propriedades,na nova janela no Tipo de Sistema estará indicado a versão. 

Baixe a versão de acordo com seu sistema operacional.
Baixe a versão de acordo com seu sistema operacional.

O arquivo virá zipado, então extraia seu conteúdo. 

Extraia na sua área de trabalho para facilitar o processo.
Extraia na sua área de trabalho para facilitar o processo.

Agora copie a DLL e vá em Meu Computador> Disco Local C> Windows> System32 e cole o arquivo lá. C:\Windows\System32. 

Cole o arquivo na pasta System32.
Cole o arquivo na pasta System32.

Feito isso seu programa voltará a funcionar normalmente.