O WhatsApp começou a fazer uma grande reformulação na tela que exibe as informações dos grupos. A novidade já está disponível para parte dos usuários da versão beta no Android e no iPhone (iOS), e basicamente deixa tudo mais organizado e fácil de entender, separando a lista de participantes dos arquivos compartilhados no grupo e também as configurações da conversa.
WhatsApp agora tem três abas na tela do grupo
Em vez de exibir todas as informações em uma única página extensa, o WhatsApp agora separa os conteúdos em três abas:
- Membros
- Mídia
- Configurações
Na aba Membros, ficam reunidos todos os participantes do grupo. Além da lista completa, o WhatsApp destaca quem são os administradores. Também continua sendo possível tocar em qualquer integrante para abrir seu perfil ou iniciar uma conversa privada.
Na aba Mídia. encontramos tudo que já foi compartilhado dentro do grupo, desde fotos, vídeos, documentos, links compartilhados e até as mensagens salvas. A mudança é que tudo isso deixa de aparecer na tela principal do grupo e agora passa a ficar concentrado em um único espaço.
A terceira aba é Configurações, e como já é de se imaginar, ela reúne todas as opções relacionadas ao funcionamento da conversa. Nela ficam recursos como permissões do grupo, notificações e controles gerais, além de duas novas categorias que ajudam a organizar melhor as configurações.
Na seção Preferências encontramos as opções para mudar o tema da conversa, a visibilidade das mídias na galeria do celular e o gerenciamento de armazenamento. Já a seção Privacidade reúne ferramentas relacionadas à segurança da conversa, incluindo a verificação da criptografia de ponta a ponta e o bloqueio do chat por biometria ou senha.
Quando chega para todos?
A nova interface começou a aparecer inicialmente na versão beta do WhatsApp para Android e, agora, também está sendo distribuída para alguns testadores do iOS por meio do TestFlight.
Como acontece com outros recursos do aplicativo, a liberação está sendo feita de forma gradual. Isso significa que nem todos os participantes do programa beta receberão a novidade imediatamente.
Até o momento, a Meta ainda não informou quando o novo visual será disponibilizado para todos os usuários da versão estável do WhatsApp.
Nos últimos meses, o mensageiro vem passando por diversas mudanças de interface, incluindo melhorias para iOS com visual Liquid Glass, além de permitir usar um tablet como dispositivo principal no Android, e até a reserva de nomes de usuários que devem substituir os números de telefone dentro da plataforma. A reformulação da página de informações dos grupos segue essa estratégia de tornar o aplicativo mais organizado e fácil de usar.






