O WhatsApp está constantemente lançando novos recursos para tornar a experiência do usuário do app ainda melhor. Por meio de atualizações, o aplicativo disponibiliza ferramentas e novas opções aos usuários. Exemplo disso, são as comunidades do WhatsApp.

As comunidades são um novo meio de organizar os seus grupos de WhatsApp em um "guarda-chuva", e conectar todos os membros do subgrupo. Isso pode ser bastante útil para organizações maiores.

Diante disso, vamos te mostrar abaixo, como funcionam as comunidades do WhatsApp, e como você faz para entrar, sair, e criar uma.

O que são as Comunidades do WhatsApp?

Crédito: Divulgação/WhatsApp
Crédito: Divulgação/WhatsApp

As comunidades são um novo meio de organizar os seus grupos de WhatsApp em um grande grupo, e conectar todos os membros do subgrupo. Isso pode ser bastante útil para organizações maiores.

Enquanto um grupo é um bate-papo compartilhado com vários indivíduos, uma Comunidade pode conter vários grupos e todos os membros do subgrupo.

As comunidades permitem que o WhatsApp enfrente programas como o Slack ou o Teams. Organizações maiores usam esses programas para conectar todos os seus subdepartamentos e garantir que todos estejam na mesma página.

Da mesma forma, os administradores da comunidade podem alcançar todos os membros com atualizações essenciais enviando anúncios, e os membros da comunidade podem permanecer conectados explorando e conversando em grupos que são importantes para eles. A vantagem que o WhatsApp afirma ter é a garantia de segurança fornecida pela criptografia de ponta a ponta.

Como funcionam as Comunidades do WhatsApp?

As Comunidades do WhatsApp consistem em administradores e membros do grupo. Os administradores podem criar uma Comunidade com até 50 grupos, que podem ter até 5.000 membros.

Nesse caso, apenas os administradores podem enviar mensagens no grupo de anúncios para notificar todos os membros da equipe. Tanto os administradores quanto os membros da equipe podem participar de bate-papos focados em diferentes tópicos.

Todos na Comunidade podem alternar entre bate-papos em grupo usando o alternador de subgrupo ao lado do nome do bate-papo. O WhatsApp protege todas as mensagens com criptografia de ponta a ponta para que apenas os membros dos respectivos grupos possam vê-las e ninguém mais.

Essa segurança protege conversas confidenciais entre organizações, locais de trabalho e grupos privados. Além disso, os números de telefone dos membros ficam ocultos da Comunidade em geral, e visíveis apenas para os administradores da Comunidade e outras pessoas no mesmo grupo.

Como abrir uma comunidade do WhatsApp

Como criar uma comunidade. Crédito: Divulgação/WhatsApp
Como criar uma comunidade. Crédito: Divulgação/WhatsApp

Para começar, toque na guia Novas comunidades na parte superior de seus bate-papos no Android. No iOS, ele estará na parte inferior. Em seguida, você pode inserir o nome da comunidade, a descrição e a foto do perfil.

O próximo passo é adicionar grupos. Você pode Criar um Novo Grupo ou Adicionar um Grupo Existente. Observe que, como administrador da Comunidade, você só pode adicionar grupos criados, não grupos dos quais você é apenas membro. Você pode criar até 10 novos grupos, cada um com seu nome e descrição.

Quando terminar de adicionar ou criar grupos, clique no ícone de marca de seleção verde para criar sua Comunidade. Agora você pode convidar novos membros, adicionar mais grupos ou postar seu primeiro anúncio dando as boas-vindas a todos na nova Comunidade.

Como abrir uma comunidade pelo WhatsApp Web?

O processo é similar. Vamos agora ao passo a passo:

Passo 1: Vá na guia comunidades que aparece no botão, conforme imagem abaixo:

WhatsApp Web comunidades
WhatsApp Web comunidades

Passo 2: Aperte sobre o botão Nova comunidade. Depois será necessário você preencher o nome, a descrição e também uma foto da comundiade, conforme imagem abaixo:

Criando uma comunidade no WhatsApp
Criando uma comunidade no WhatsApp

Passo 3: Para finalizar, é necessário adicionar os grupos que farão parte da comunidade. Para isso, aperte sobre o botão Adicionar grupos existentes, ou então você pode criar um grupo novo. No caso eu selecionei aqui alguns grupos, basta depois pressionar o botão de confirmar (destacado na imagem abaixo) e pronto, sua comunidade está pronta para receber os avisos e despachar de forma automática para os grupos.

Finalizando a criação de uma comunidade no WhatsApp
Finalizando a criação de uma comunidade no WhatsApp

Como entrar nos grupos de uma comunidade?

Como ingressar em um grupo presente em uma comunidade.
Como ingressar em um grupo presente em uma comunidade.

Em geral, todos os participantes e administradores de uma comunidade podem ingressar nos grupos que fazem parte dela. Para achar outros grupos da comunidade e ingressar nos que desejar, acesse os dados da comunidade. Depois, role a tela para baixo, até a seção Outros Grupos.

Para ingressar em um grupo fechado, toque no grupo desejado e clique em Enviar solicitação. Escolha o admin do grupo para quem você deseja enviar o pedido, e toque em Enviar. Para ingressar em um grupo público, toque no grupo desejado, e clique em Entrar no grupo.

Por fim, vale ressaltar que cada grupo pode ter até 1.024 participantes.

Como sair de uma comunidade?

Se você quiser, é possível sair da comunidade. Para sair de uma comunidade:

  • Abra a página de dados da comunidade.
  • Em seguida, clique em Sair da comunidade > SAIR.

Lembre-se: quando você sair de uma comunidade, será necessário sair de todos os grupos de que participa nessa comunidade. E se foi você quem criou a comunidade, você precisará desativá-la para sair.

Como denunciar uma comunidade

Se você encontrar uma comunidade que, de alguma forma, viole os Termos de Serviço do WhatsApp, você poderá denunciar a mesma. Para isso, você deve:

  • Abrir a comunidade do WhatsApp;
  • Em seguida, acesse os dados da comunidade;
  • Logo após, role a tela para baixo e depois, toque em Denunciar.

Observações:

  • É importante citar que você não vai ganhar uma notificação informando se a comunidade foi banida ou está em análise, após denunciar a mesma;
  • Além disso, nenhum participante vai receber uma notificação quando a comunidade for denunciada.