O WhatsApp ficará sem suporte para os iPhones com iOS 10 e iOS 11 a partir do dia 24 de outubro de 2022. A informação veio através do site wabetainfo, onde é dito que o celular da Apple exibe uma mensagem pedindo para que o usuário instale uma versão mais recente do sistema operacional para continuar a utilizar o aplicativo WhatsApp. De acordo com o aviso, é necessário utilizar o iOS 12 ou superior para continuar a utilizar o app.

Se você possui um iPhone 5 ou um iPhone 5c, infelizmente precisará comprar outro celular caso queira continuar a utilizar o WhatsApp. Entretanto, felizmente, é provável que o grupo de usuários destes modelos seja bem pequeno, considerando que o iPhone 5 foi lançado em 2012, uma década atrás. Caso você veja ainda hoje este modelo, há uma grande chance que o aparelho tenha sido adquirido de outra pessoa ao invés de ser o dono original do aparelho.

Quais iPhones ainda serão compatíveis com o WhatsApp?

Para continuar a usar o WhatsApp, você deverá ter pelo menos modelos como o iPhone 5S, iPhone 6 e iPhone 6S, pois eles possuem o iOS 12. Os desenvolvedores do aplicativo decidiram remover o suporte a versões antigas do iOS para oferecer suporte aos recursos mais recentes que estão sendo implementados na versão mais nova do WhatsApp.

Sobre o WhatsApp

Fundado por Brian Acton e Jan Koum, antigos funcionários da Yahoo, o WhatsApp surgiu em novembro de 2009. No ano de 2011, o aplicativo já estava entre os 20 apps mais utilizados da App Store, loja de aplicativos da Apple. Porém, em 2014 o Facebook acabou comprando a empresa por US$ 16 bilhões.

Os criadores do WhatsApp acabaram sendo incorporados ao conselho administrativo do Facebook após a compra da empresa. Em 2018, a plataforma acabou ganhando uma versão voltada para empresas do aplicativo, o WhatsApp Business, e desde então o software de mensagens instantâneas continua evoluindo e adicionando cada vez mais novos recursos.