Apesar de existir outros mensageiros disponíveis no mercado, como Telegram e Signal, por exemplo, o WhatsApp continua sendo o mais popular na hora de se comunicar com seus amigos e familiares. No entanto, ao manter conversas com diferentes contatos por muito tempo, é comum que diversos arquivos sejam armazenados no celular, deixando pouco espaço livre para baixar aplicativos e jogos, por exemplo.

O próprio WhatsApp possui um recurso "oculto" em suas configurações que permite fazer a limpeza destes arquivos, mas ele não é muito intuitivo. Felizmente, existe um aplicativo para Android chamado "LimpaZap" que, como o próprio nome sugere, consegue deletar arquivos de conversas do WhatsApp de maneira simples e rápida. A seguir, veja como usar esse app.

Importante

Antes de mais nada, é importante lembrar que o aplicativo "LimpaZap" não é uma ferramenta oficial do WhatsApp, dado que ele foi desenvolvido por terceiros. No entanto, a ferramenta não oferece risco de banimento porque não mudar o funcionamento do mensageiro, servindo apenas para analisar os arquivos que estão salvos no celular no intuito de facilitar a limpeza - nenhum menu ou outra função é inserida diretamente no WhatsApp. Além disso, o "LimpaZap" só está disponível para Android.

Como usar o aplicativo "LimpaZap" para apagar arquivos do WhatsApp

No geral, o processo é bem simples, mas você precisa conceder algumas permissões para que o "LimpaZap" consiga ler seus arquivos. Confira abaixo como usar o aplicativo:

  • Em seu smartphone Android, acesse a Play Store e procure pela ferramenta - também é possível realizar o download através deste link;
  • Feito isso, abra o aplicativo normalmente e conceda a permissão para que ele acesse os arquivos armazenados no aparelho. Essa autorização é necessária para que o programa funcione. No meu caso, como estou usando o Android 10, duas opções foram exibidas na tela para maior segurança e privacidade;
Como usar o aplicativo LimpaZap para apagar arquivos do WhatsApp
  • Assim que o aplicativo for aberto, ele mostrará diversas categorias e a quantidade de espaço que pode ser liberado realizando a limpeza completa. Escolha algum menu e pressione e segure nos arquivos para selecioná-los;
Como usar o aplicativo LimpaZap para apagar arquivos do WhatsApp
  • Agora que o itens foram marcados, toque em "Apagar selecionadas", e assim que a próxima janela de confirmação for exibida, toque em "Apagar" para efetuar a limpeza.
Como usar o aplicativo LimpaZap para apagar arquivos do WhatsApp

Pronto, agora você já sabe como usar o aplicativo "LimpaZap" para apagar arquivos enviados e recebidos do seu WhatsApp, liberando assim mais espaço no armazenamento interno do aparelho que pode ser útil para instalar jogos maiores, por exemplo.

Quer saber como tirar mais proveito do WhatsApp? Aqui no Oficina da Net já publicamos diversas matérias interessante à respeito do mensageiro: como ouvir mensagens de voz no WhatsApp Web sem que ninguém saiba, como "borrar" o conteúdo de conversas na versão Web para ter mais privacidade e também mostrando algumas dicas de como aumentar a privacidade e segurança ao usar a plataforma, deixando bem claro o que você deve fazer para se manter mais seguro.