O WhatsApp era apenas mais um aplicativo de mensagens até alguns anos atrás. Mas agora é um dos mais importantes aplicativos de mensagens móveis do mundo. Também é considerado por muitos especialistas uma das maneiras mais seguras de se comunicar. E se o seu WhatsApp parou de funcionar, aqui vamos a algumas dicas para resolver o problema.

WhatsApp parou de funcionar? Confira algumas dicas para resolver o problema

Existem algumas possíveis razões pelas quais o WhatsApp não está funcionando no seu dispositivo. Felizmente, geralmente a solução é simples e rápida. Se o aplicativo estiver travando, ou se você não consegue enviar mensagens, basta seguir as dicas abaixo para fazer o aplicativo voltar a funcionar.

1. Verifique sua conexão com a Internet

A primeira coisa a fazer é verificar o básico, que, nesse caso, é a sua conexão à internet. Comece desativando o Wi-Fi e ligando-o novamente, para verificar se ele está funcionando. Em seguida, tente visitar um site aleatório na Internet ou reproduzir um vídeo do YouTube, apenas para ver se há algum problema com sua conexão.

Se você não consegue acessar a internet, pode estar muito longe do seu roteador, ou ter outros problemas relacionados ao Wi-Fi. Tente navegar com seus dados móveis, ou tente reiniciar seu modem Wi-Fi para fazer a internet voltar a funcionar.

Se você estiver enfrentando incapacidade de enviar ou receber mensagens, incapacidade de se conectar aos servidores do WhatsApp ou o aplicativo falha frequentemente, você pode tentar as dicas abaixo para corrigir o problema:

  • Verifique se o WhatsApp está fechado e não está sendo executado em segundo plano.
  • Coloque seu smartphone em modo avião por 30 segundos e reconecte-o.
  • Desligue completamente o seu dispositivo móvel, aguarde três minutos e reinicie seu dispositivo.

Fechar o aplicativo e ativar o modo avião é a maneira mais rápida de resolver problemas de cache de memória. Já desligar o aparelho e aguardar alguns minutos irá limpar completamente o cache da memória, e forçará o dispositivo a se reconectar à Internet.

Se isso ainda não resolver o seu problema, você precisará forçar parada e limpar o cachê, conforme descrito na próxima etapa.

2. Force parada e limpe cache

Se o WhatsApp ainda não estiver funcionando, tente forçar uma parada e limpar o cache do seu dispositivo pode resolver o problema. Uma parada forçada basicamente interrompe o processo do aplicativo e a limpeza do cache elimina os arquivos temporários que o aplicativo armazenou.

Para executar uma parada forçada, vá até as configurações do seu dispositivo e toque em Aplicativos.
Em seguida, role para baixo até encontrar o WhatsApp, abra-o e toque no botão Forçar parada, na parte superior.

Para limpar o cache, toque na opção Armazenamento e selecione a opção Limpar cache. Feito isso, inicie o WhatsApp e verifique se agora ele está funcionando normalmente.

3. Atualize o WhatsApp (ou reinstale-o)

WhatsApp parou de funcionar? Confira algumas dicas para resolver o problema
O seu
WhatsApp pode ter parado devido um bug no aplicativo. A melhor coisa a fazer é atualizá-lo para a versão mais recente, acessando a Google Play Store ou na App Store e verificando se há uma opção para atualizar. Se isso não funcionar, ou se não houver atualização disponível, você pode tentar excluir o aplicativo do seu dispositivo e depois reinstalá-lo.

4. Desative sua VPN

O uso de uma VPN é ótimo para ocultar sua identidade online, ignorar as restrições regionais de conteúdo em serviços como o Netflix e obter acesso ao WhatsApp em países em que não está disponível. No entanto, uma VPN também pode ser a razão pela qual o WhatsApp não está funcionando no seu smartphone.

Há diversos relatórios de usuários que afirmam que não conseguir fazer chamadas via WhatsApp quando estão com a VPN ativada, além de vários outros problemas. Portanto, se você tiver uma VPN ativada ao tentar acessar o WhatsApp, desative-a para ver se resolve o problema.

5. Confira se o WhatsApp não está fora do ar

Se o WhatsApp não estiver funcionando no seu smartphone, a primeira coisa a fazer é verificar se o problema não é com o próprio WhatApp. Você pode fazer isso visitando o site downdetector. Sempre quando um serviço fica fora do ar, milhares de pessoas informam através de sua plataforma que o sistema em questão está inoperante, e em qual local isso acontece.

WhatsApp parou de funcionar? Confira algumas dicas para resolver o problema
Se o site alegar que o serviço está inoperante no Brasil, não há muito o que fazer, apenas esperar até o
WhatsApp resolva o problema. Infelizmente, interrupções não são incomuns para o WhatsApp, bem como outros serviços populares, incluindo Facebook, YouTube e Twitter.