As figurinhas animadas já foram noticiadas quando testes de uso das mesmas começaram no início do mês passado. Hoje o período de testes acabou e elas foram liberadas para todos os usuários.

A novidade deve ser uma alternativa aos famosos GIFs que o mensageiro não tem suporte nativo de pesquisa até hoje. Outra boa novidade é que as figurinhas animadas também estarão disponíveis pelo WhatsApp Web e aplicativo do Windows, garantindo uma maior versatilidade no uso das mesmas.

Como elas funcionam?

O caminho para adicionar as figurinhas animadas é exatamente o mesmo que você já usava antes para adicionar figurinhas comuns. O caminho muda um pouco dependendo do seu dispositivo e sistema operacional utilizado, mas no caso de quem tem um iPhone, basta acessar o painel de figurinhas e clicar no ícone "+" no canto superior direito de seu teclado que você será levado para o painel de figurinhas do whats.

Selecione o + para adicionar novos stickers
Selecione o + para adicionar novos stickers

Após isso, para identificar se um pacote de figurinhas é animado ou não, basta ver se há um pequeno botão "Play" ao lado do título do pacote, se este botão estiver lá, quer dizer que este pacote de figurinhas é animado, então basta adicionar o pacote a sua biblioteca de figurinhas favoritas e sair utilizando.

Basta haver o botão Play no nome para saber se é animado
Basta haver o botão Play no nome para saber se é animado

Há vários pacotes já disponíveis para serem baixados, alguns de animais, outros de comida, e outros bem aleatórios mesmo. Mas o que realmente queremos ver é quão boa será a criatividade do pessoal para começar a importar figurinhas animadas externas para a plataforma, afinal as melhores figurinhas atualmente são as criadas pelos próprios usuários. São tantas que salvei que já chego a me perder quando vou procurar alguma específica.