Acompanhando o noticiário me deparo com inúmeros casos de pessoas caindo em golpes usando o WhatApp como ferramenta. Olha existe uma dica, simples de ativar que termina totalmente com esse problema, é nesse vídeo que eu vou te ensinar a ativar.

A confirmação de duas etapas é uma medida de segurança adicional que pode ser ativada no WhatsApp para proteger a sua conta. Quando ativada, a confirmação de duas etapas exige que você insira um código de seis dígitos adicional, além da sua senha, quando fizer login na sua conta do WhatsApp.

Como ativar a verificação de duas etapas do WhatsApp?

Para proteger a sua conta, faremos a ativação de senha, também conhecida como Confirmação em duas etapas. Significa que mesmo que alguém descubra o código de ativação, vai precisar saber da senha que você e somente você adicionou a sua conta. Para isso, vamos fazer os seguintes passos. Abra o WhatsApp. Vá em configurações.

Proteger o WhatsApp - passo 1

Logo após, em Conta.

Proteger o WhatsApp - passo 2 - clique em conta

Agora, clique em Confirmação em duas etapas

Proteger o WhatsApp - passo 3 - confirmação em duas etapas

Aperte então no botão Ativar. Será exigido que você preencha uma senha sua, com 6 números.

Proteger o WhatsApp - passo 4 - botão ativar

Lembre que essa senha será a chave de acesso ao seu WhatsApp, portanto, é de extrema importância que somente você saiba dela.

Proteger o WhatsApp - passo 5 - preenchimento do PIN

Você vai preencher a senha e logo após repetir, para confirmar que cadastrou os números corretamente. Feito isso, será a hora de inserir um e-mail.

Proteger o WhatsApp - passo 6 - preenchimento do e-mail de recuperação
Importante: esse e-mail será utilizado caso você não lembre mais da senha preenchida. Portanto, cadastre um e-mail válido seu, será por ele que você poderá recuperar a sua conta no WhatsApp.

Assim como a senha, será preciso preencher duas vezes o email para confirmar que cadastrou de forma correta. Cadastrado tudo, você verá uma tela de confirmação do cadastro de duas etapas.

Proteger o WhatsApp - confirmação do cadastro

Ao voltar a tela de conversas, o WhatsApp já vai te pedir para preencher a senha de duas etapas. Ela será exigida algumas vezes durante a semana, isso é normal.

Agora sim está protegido, afinal, somente você sabe a senha do PIN preenchida no WhatsApp.

Como golpistas clonam seu Whatsapp?

Quem tem computador e utiliza o WhatsApp por ele, sabe que é possível utilizar nos dois dispositivos, ou até mais, mesmo que não ao mesmo tempo.

Cadastro do WhatsApp

Bem, qualquer pessoa pode instalar o WhatsApp em qualquer smartphone, na hora de ativar ele vai perguntar qual o número da sua linha. Aí você entra com o número e automaticamente é disparado um SMS com um código de 6 dígitos, se o chip da linha estiver no celular, o WhatsApp tem capacidade de ler esse SMS e ativar de forma automática. Pronto, você está apto para utilizar o WhatsApp.

Agora, os golpistas não estão com o seu chip no celular, então lhes falta receber esse SMS ou melhor, lhes falta apenas saber os 6 dígitos para escrever. Como que eles conseguem esse número? Vão te ligar. Com algum papo, em certo momento eles vão dizer:

"olha só para confirmar aqui o cadastro vamos enviar um SMS para você, basta passar o código que chegar aí no SMS e pronto, você estará cadastrado."

Você está com essa pessoa na linha, ele já chegou com o papo no ponto de enviar o SMS, ou seja, você tá aceitando a conversa, e acaba por muitas vezes involuntariamente passando os 6 dígitos. Na pressa de tentar resolver o problema, pois está em uma chamada, e o cérebro quer resolver tudo o mais rápido possível, você sem perceber vê o sms e começa a falar. Depois de falar você se dá conta e lê direito o que estava no SMS, dizendo que era o código de confirmação do WhatsApp e pronto, no outro lado o golpista está gravando a conversa e está com seu WhatsApp ativo lá.

O que fazem com o Whatsapp clonado?

Para não dar na cara, eles não fazem nada logo. Deixam alguns dias lendo suas mensagens que troca com todo mundo. Preparam o terreno quando você envolve alguma situação financeira, seja por algum produto ou serviço que você presta, ou sua empresa, ou mesmo conversas com algum familiar de algum desejo seu, seja de viajar ou adquirir algo. Então, com acesso a conta eles vão lá e começam a conversa com seus contatos.

Essas pessoas já conversaram contigo e estão sabendo de tudo que vocês já haviam conversado, eis que surge o golpe. Eles vão lá e pedem dinheiro emprestado para conseguir alcançar o sonho da viagem. Passam uma conta terceira e vão lá e conseguem o dinheiro.

Você pode dizer, poxa isso nunca vai acontecer comigo, eu tenho conhecimento e etc. É, comigo foi quase. Me ligaram sobre um evento de tecnologia, seria online o evento, agora em meio a pandemia. Eu teria que confirmar o cadastro por WhatsApp, o SMS chegou aqui e já tinha falado 2 números e me liguei. Pensei, poxa, eu conheço fulano, por que ele quer meu cadastro. No momento em que falei: "olha só, eu conheço o fulano, vou falar com ele aqui para ver mesmo se esse evento vai acontecer". Adivinha, o cara do outro lado desligou.

Involuntariamente eu estava passando o código do meu WhatsApp. Eu já estava protegido, mas pensei, e se não estivesse? É agora que eu vou te mostrar então como que você pode evitar dores de cabeça, mesmo que alguém tenha esse número, jamais vão conseguir ativar seu WhatsApp sem saber uma senha.

Conclusão

Para resumir a história toda. Cadastramos uma contra-senha no seu WhatsApp, chamada de Confirmação de duas etapas. Essa contra-senha será exigida toda vez que você ativar o WhatsApp em um novo smartphone. Também pedirá algumas vezes no seu atual, isso é normal.

Essa contra-senha, será a forma segura de que, mesmo que alguém tenha os 6 números do SMS em mãos, não consiga ter acesso a sua conta. Entenderam?

Eu espero sinceramente que após ler esse tutorial, você faça esse cadastro de duas etapas e, peço que encarecidamente que compartilhe agora esse vídeo em seus grupos de WhatsApp, principalmente nos grupos de amigos e família. São eles que poderão ser prejudicados diretamente caso alguém tenha o WhatsApp clonado.