Em breve, o WhatsApp permitirá que você faça chamadas de vídeo com até 50 participantes na área de trabalho, oferecendo uma nova alternativa ao Zoom, Google Duo, Google Meet, Jitsi Meet, entre outros, se tornando mais uma opção para videoconferência.

A nova opção foi identificada em uma versão beta do WhatsApp Web pelo pessoal do WABetaInfo. Os atalhos nos menus do WhatsApp direcionam você para as recém-lançadas salas do Facebook Messenger, onde você pode criar uma sala e convidar pessoas para participar ou criar uma sala diretamente do WhatsApp.

O WhatsApp ganhou recentemente uma grande atualização com suporte para videochamadas para até oito pessoas em dispositivos móveis, mas esses novos atalhos oferecerão outra opção se você precisar convidar mais pessoas para suas reuniões e conversas.

O recurso também estará disponível para o iOS e também para o Android, mas é o suporte para desktop que o torna um substituto viável para videoconferências com essa quantidade de pessoas.

Quando o Messenger Rooms foi lançado em abril, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, indicou que haveria compatibilidade com o WhatsApp, Instagram e também com o Facebook e parece que isso acontecerá mais cedo ou mais tarde.

Ainda não está claro quando as opções que permitem a realização de chamadas de vídeo para até 50 pessoas estará disponível no WhatsApp. Note que os menus estão visíveis nos arquivos de instalação da versão beta mais recente, porém eles ainda não estão ativos e integrados à interface.

Mas as novas informações internas apontam para a chegada do novo recurso muito em breve. Vamos ficar ligados, enquanto isso, vale a pena verificar se existe alguma atualização para o Whatsapp aí no seu dispositivo.

O único problema aqui é o mesmo do Google Duo, até onde se sabe, os participantes serão chamados através de seus números de telefone. Enquanto o Google busca dar acesso ao Duo através do e-mail, seria interessante a equipe de desenvolvimento permitir o login através do Facebook, como já ocorre em aplicativos como o Instagram.