O objetivo do golpe destes crimonosos é roubar dados pessoais das pessoas com a promessa de suprimentos em meio a pandemia do novo COVID-19. Bandidos utilizam um site fake com símbolos e design do site do Governo Federal para iludir as vítimas em acreditar que se trata do site oficial, quando não é o caso.

Dentro deste falso site o usuário é direcionado a uma "Página de Login" onde é necessário inserir dados como o CPF, email, senha e endereço onde os supostos suprimentos seriam entregues, que no final nunca são entregues e os dados ali digitados são roubados para operações maliciosas.

Este novo tipo de golpe parece ter sido descoberto pela empresa de segurança digital Kaspersky. Quem trabalha com licenças de programas com certeza já viu ou ouviu este nome por ser um dos dos melhores programas antivírus disponíveis no mercado há alguns anos.

Qualquer usuário pode receber a mensagem
Qualquer usuário pode receber a mensagem

Em tempos de crise é importante ressaltar o quão importante a segurança digital é, afinal quase que todas as nossas informações estão online e se nos descuidarmos só um pouquinho elas podem vazar e parar em mãos maliciosas, ainda mais no meio de uma crise mundial onde os bandidos tem ainda mais oportunidades de nos atacar e pegar desprevinidos.

A dica que damos é de não confiar em números desconhecidos que lhe mandem mensagens, especialmente se dizem ser de alguma agência do governo e mandando algum link supostamente "Oficial". Mandar as informações diretamente pelas mensagens do WhatsApp e do Facebook também não é nada aconselhável, mesmo que seja para parentes ou amigos próximos, afinal não há como ter certeza de que é a própria pessoa utilizando o celular ou se há alguém por trás que o furtou ou está momentâneamente o utilizando.

Se você necessita de alguma orientação sobre o novo Coronavírus não esqueça de baixar o aplicativo do criado pelo SUS que conta com informações oficiais e dica de prevenção para evitar o contato e contágio com o vírus, além de uma auto-avaliação para no caso de você estar se sentindo mal. Fizemos um tutorial de como baixar e utilizar o aplicativo em qualquer Smartphone:

WhatsApp e o combate a fake news sobre o Coronavírus:

Hoje o WhatsApp criou uma página para ajudar a disseminar a informação correta e evitar que compartilhamentos de notícias falsas se multipliquem pela rede. Ajude que pessoas não caiam em golpes, evite compartilhar brindes de operadoras, ou serviços de streaming que exijam cadastro imediato. Verifiquem a página que você clicou se é a própria do serviço.

Evite de cair em golpes do tipo Phishing, leia mais sobre o assunto aqui.