Atualmente utilizo o WhatsApp pois alguns de meus familiares cismam em utilizar o aplicativo para trocar mensagens. Grupo da família sabe?! O Telegram ganhou meu coração por vários motivos.

Além disso, o whatsapp vive ficando fora do ar, ninguém diz os reais motivos das quedas. E, quando isso acontece, uma chuva de contatos da minha agenda aparecem no Telegram (risos). Mas estranhamente basta o serviço voltar para as pessoas retornarem para ele.

Essa migração de usuários para o Telegram, seja por quedas, ou outras funções muito mais interessantes no concorrente fizeram o Whatsapp sair de sua zona de conforto e começar a correr atrás para incluir novas funções no aplicativo.

Claro que para quem não utiliza mais o mesmo, tudo é motivo de piada, daquelas tipo a Apple lançar uma fabulosa e mirabolante função que os fãs aplaudem mas já existe no Android há 2 anos. Tipo isso! Fazemos isso, nós usuários do Telegram. Você não é? Instala aí!

Mas isso é bom, muito bom, pois traz funções importantes, outras nem tanto e tornam o uso melhor. Como digo, sou fã de tecnologia não de aplicativos ou dispositivos. Se um fabricante olha para outro e entende que os recursos apresentados pelo concorrente agradam e fazem o mesmo, "é inspiração não é cópia".

O WhatsApp vem fazendo isso nos últimos 2 anos, incluindo recursos e funções desde as mais complexas até as mais simples. Você enviar adesivos, como já fazemos no Telegram por anos e agora vemos a chegada de adesivos animados também já presentes na concorrência.

Definitivamente as notícias do WhatsApp acaba se tornando um meme para os geeks. Não apenas porque parece que o aplicativo está limitado a copiar as funções diretamente do Telegram, mas porque elas são atualizadas com novas funções que ninguém solicitou, mas o modo escuro, que está em desenvolvimento há anos e estamos solicitando, não chega de jeito nenhum.

Os adesivos animados ainda não estão disponíveis, mas graças ao WaBetaInfo, sabemos que em breve veremos a chegada deles ao WhatsApp. Vale lembrar que tal "novidade" está para ser liberada para todos desde abril de 2019, assim como o modo escuro.

A função não está disponível no momento, mas a partir dessa mídia, eles tiveram acesso a uma versão não distribuída do aplicativo, na qual conseguiram baixar pacotes de ícones animados e testá-los satisfatoriamente. O que ainda não sabemos é se podemos criar esses adesivos animados com um aplicativo a partir de GIFs ou pequenos fragmentos de vídeo, embora isso seja algo muito mais complicado do que criar um adesivo a partir de uma imagem.