A novidade da vez em relação ao WhatsApp para iOS e que ele recebeu a proteção através do uso da segurança biométrica do seu aparelho. Levando em consideração o modelo do iPhone, o usuário terá a opção de usar o ID do Rosto ou o ID do toque para poder restringir o acesso ao software.

O recurso foi constatado pela primeira vez pelo 9to5Mac, e foi disponibilizado com a versão 2.19.20 do WhatsApp, podendo ser ativado através do menu Privacidade do aplicativo em Configurações da conta.

WhatsApp recebe recurso de bloqueio através de ID do rosto ou ID de toque.
WhatsApp recebe recurso de bloqueio através de ID do rosto ou ID de toque.

Mesmo que o usuário não possa proteger as suas mensagens por chat, a camada extra de segurança biométrica deve proporcionar uma maior proteção do conteúdo das mensagens, mesmo que o aparelho esteja desbloqueado. O usuário precisa ficar atento com suas configurações de notificação, sendo que se optar por proteger o aplicativo, na visualização de mensagens. Caso seja ativado, poderá responder as mensagens sem precisar desbloquear.

Para usar o recurso o usuário precisa ir em Configurações do app, entrar em "contas" e após em "Privacidade", e com isso irá encontrar a opção "Bloqueio de tela". Após isso, toda vez que for acessar o WhatsApp será preciso autenticar a sessão com a identificação do rosto ou das digitais.                               

O recurso, por enquanto, está disponível apenas para a versão iOS do aplicativo. Porém, testes recentes da WABetaInfo sugerem que uma versão do Android pode chegar em breve.

Fonte: The Verge